Um estudo publicado na revista Nature na última semana ressaltou o papel fundamental dos microrganismos presentes no solo no armazenamento de carbono. Esses micróbios são os responsáveis por fazer com que a terra armazene até três vezes mais desse componente do que a atmosfera, sendo importante aliado no combate às mudanças climáticas.
Carbono na terra
De acordo com Yiqi Luo, professor da Cornell University, em Nova York, o grupo é um dos primeiros que “avaliou a importância relativa dos processos microbianos em relação aos demais”.
Isso porque a disponibilidade de carbono no solo é um tema amplamente estudado, mas as pesquisas sempre vêm no sentido de relacioná-lo com outros processos orgânicos, como às raízes das plantas e da serrapilheira (cobertura de folhas e outros materiais orgânicos em diferentes estágios de composição no solo, cobrindo a terra).

Importância dos micróbios
Micróbios e segurança alimentar
Os pesquisadores também constataram que a presença dos micróbios no solo é fundamental para a manutenção da saúde e, consequentemente, para boa produção agrícola.
Assim, procurar maneiras de melhorar a eficiência do uso de carbono pelos microrganismos do solo pode melhorar a segurança alimentar no mundo.

Outras pesquisas
Para esse estudo, os cientistas usaram cálculos a partir de técnicas de aprendizagem de máquina e big data, analisando grande quantidade de informações de banco de dados com informações do solo de todo o mundo.
Agora, eles esperam que a metodologia deles possa auxiliar outros estudos semelhantes ao redor do mundo.
Com informações de Nature
Fonte: Olhar Digital
Comentários