A Pagani, fabricante italiana de carros, tem um projeto de hipercarro que deve ficar no papel por um simples – mas importante – motivo: as baterias atuais são muito pesadas.
Em entrevista ao TopGear, Christopher Pagani, filho de Horácio Pagani, fundador da empresa, disse que a fabricante está trabalhando nesse projeto desde 2018. Assim como os outros veículos da empresa, ele deverá ser leve.
Nosso objetivo é criar algo que seja leve. Olhando para a Pagani, algo que você vê em comum em todos os veículos que produzimos, é que eles têm que ser leves.
Christoper Pagani, filho de Horácio Pagani, fundador da marca
Considerando que o peso é algo importantíssimo para a Pagani, Christopher observa que atualmente com a “tecnologia existente” a fabricante não pode criar o hipercarro da maneira que gostaria de fazer.
Quanto pesam as baterias atuais?
E de fato as baterias atuais não são nada leves. Como destaca o Motor1, o Hummer EV, picape elétrica da GMC, pesa cerca de 4,5 mil quilos.
Outros veículos elétricos mais convencionais como o Ford Mustang Mach-E e Volkswagen ID.4 também tem um peso elevado pesando, em média, pouco mais dois mil quilos.
Apesar da Pagani não ter presa para lançar um EV, a fabricante desenvolve projetos para carros totalmente elétricos desde 2018.
Quando questionado se a Pagani poderia usar a arquitetura de EVs — bateria e motor — da Mercedes, Christopher disse que a fabricante mantém conversas com a empresa é estão avaliando a possibilidade.
Estamos tendo reuniões constantes com a Mercedes-Benz e AMG, e estamos avaliando isso. Eles são nossos parceiros oficiais no momento, então, quando precisarmos [construir] um carro totalmente elétrico, tomaremos a decisão final.
Atualmente, a Mercedes tem uma parceria com a Pagani para desenvolver os motores V12.
Com informações de Motor1 e Top Gear
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Fonte: Olhar Digital
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