Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Esse hipercarro elétrico não deve sair do papel por um motivo curioso

Esse hipercarro elétrico não deve sair do papel por um motivo curioso

Visão lateral de hipercarro elétrico da Pagani com capô, portas e porta-malas abertos

A Pagani, fabricante italiana de carros, tem um projeto de hipercarro que deve ficar no papel por um simples – mas importante – motivo: as baterias atuais são muito pesadas.

Em entrevista ao TopGear, Christopher Pagani, filho de Horácio Pagani, fundador da empresa, disse que a fabricante está trabalhando nesse projeto desde 2018. Assim como os outros veículos da empresa, ele deverá ser leve.

Nosso objetivo é criar algo que seja leve. Olhando para a Pagani, algo que você vê em comum em todos os veículos que produzimos, é que eles têm que ser leves.

Christoper Pagani, filho de Horácio Pagani, fundador da marca

Hipercarro elétrico da Pagani
(Imagem: Reprodução/Top Gear)

Considerando que o peso é algo importantíssimo para a Pagani, Christopher observa que atualmente com a “tecnologia existente” a fabricante não pode criar o hipercarro da maneira que gostaria de fazer.

Quanto pesam as baterias atuais?

Esqueleto de carro elétrico com baterias destacadas
(Imagem: Reprodução/Top Gear)

E de fato as baterias atuais não são nada leves. Como destaca o Motor1, o Hummer EV, picape elétrica da GMC, pesa cerca de 4,5 mil quilos.

Outros veículos elétricos mais convencionais como o Ford Mustang Mach-E e Volkswagen ID.4 também tem um peso elevado pesando, em média, pouco mais dois mil quilos.

Apesar da Pagani não ter presa para lançar um EV, a fabricante desenvolve projetos para carros totalmente elétricos desde 2018.

Quando questionado se a Pagani poderia usar a arquitetura de EVs — bateria e motor — da Mercedes, Christopher disse que a fabricante mantém conversas com a empresa é estão avaliando a possibilidade.

Estamos tendo reuniões constantes com a Mercedes-Benz e AMG, e estamos avaliando isso. Eles são nossos parceiros oficiais no momento, então, quando precisarmos [construir] um carro totalmente elétrico, tomaremos a decisão final.

Atualmente, a Mercedes tem uma parceria com a Pagani para desenvolver os motores V12.

Com informações de Motor1 e Top Gear

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários