Após dez anos, o Google encerrou o suporte para o Chromecast original, lançado em 2013. A informação foi descoberta pelo site 9toGoogle na página de suporte da empresa.
A última atualização para o dispositivo foi disponibilizada em novembro de 2022 com “correções de bugs e melhorias”. A página de suporte de versões firmware (software embutido no aparelho) e notas de lançamento do Chromecast foi atualizada pela última vez em 27 de abril de 2023, e diz:
O suporte para Chromecast (1ª geração) terminou, o que significa que esses dispositivos não recebem mais atualizações de software ou segurança, e o Google não fornece suporte técnico para eles. Os usuários podem notar uma degradação no desempenho.
Página de suporte do Google.
A primeira geração do Chromecast tinha o design semelhante ao de uma chave com uma ponta em HDMI e tinha uma porta micro-USB que alimentava o dispositivo. O dispositivo conta com 512 MB de RAM e capacidade de armazenamento de 2GB. Sua transmissão era em Full HD (1080p)
A primeira versão do dispositivo custava cerca de US$35, no Brasil foi lançado oficialmente em 2014 por R$200.
Em 2016, o Google lançou uma versão capaz de transmitir em 4K e o modelo mais recente do aparelho é o de 2020, que seguiu TV Stick da Amazon e o Roku, adicionando um controle remoto.
O encerramento de suporte não significa que o dispositivo deixará de funcionar, mas é possível que as funcionalidades não sejam mais executadas, a medida que o ecossistema dos Chromecasts mais recentes é atualizado.
Fonte: Olhar Digital
Comentários