Crianças com autismo enfrentam muita dificuldade na comunicação verbal, seja para se expressar ou entender os outros ao seu redor. Para ajudar nisso, a AMA (Associação de Amigos do Autista) lançou o site “A Jornada do Autismo”, com IA (inteligência artificial).
Para quem tem pressa:
Nesta plataforma, o usuário pode criar cartões de comunicação visual para expressar ações, vontades e pensamentos.
Como o site com IA funciona
O usuário precisa digitar dois comandos: o texto que irá no cartão (geralmente simples e com poucas palavras) e a descrição da ação. Além disso, dá para escolher o tipo de personagem que estará na ilustração.
Entre as possibilidades, estão: princesas, monstros e dinossauros. O site – cujo visual também foi montado pensando em facilitar o entendimento da criança – também traz ilustrações de meninos, meninas e pessoas não-binárias.
Funciona assim: caso a criança queira, por exemplo, ir ao banheiro, ela pode entrar na plataforma, escrever o termo “banheiro” e pedir para gerar um cartão com um desenho de massinha em frente a um vaso sanitário.
Diferenciais
A plataforma também conta com diferentes tipos de personagens gerados por IA. Segundo o site, isso é uma forma de desconstruir o imaginário de que todas as pessoas com autismo são iguais, ressaltando que cada um tem os seus próprios interesses e, assim, individualizá-los.
Essa também é uma forma mais efetiva de se comunicar. Isso porque pessoas com autismo costumam apresentar um hiperfoco sobre determinados assuntos. No site, as crianças podem se comunicar e se expressar com a temática que têm mais preferência.
Um levantamento feito pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão de saúde dos EUA, mostrou que uma em cada 36 crianças estadunidenses foram diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).
Apesar de não existirem dados específicos no Brasil, pela dificuldade de diagnóstico, especialistas entendem ser plausível utilizar os mesmos dados como referência para a situação do país.
Fonte: Olhar Digital
Comentários