Uma empresa privada do Reino Unido desenvolveu um novo e revolucionário escudo térmico reutilizável, que se dobra e se desdobra como um origami. Em breve, o dispositivo deve ser lançado por um foguete Falcon 9, da SpaceX, para realizar o primeiro voo de teste atmosférico.
Batizado de Pridwen, o acessório tem como objetivo fornecer às espaçonaves reentradas seguras na atmosfera da Terra.
Esse era o nome do escudo do Rei Arthur, um lendário líder britânico que, de acordo com as histórias medievais, liderou a defesa da atual Grã-Bretanha contra os invasores saxões no final do século V e no início do século VI.
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), o escudo baseado na famosa arte de dobradura japonesa trata-se de um projeto inovador da empresa Space Forge, com sede em Cardiff, no País de Gales.
Voo de carga compartilhado da SpaceX ainda não tem data de lançamento
De acordo com um comunicado da agência, Pridwen fará parte da missão ForgeStar-1A, que será lançada este ano em um voo compartilhado da SpaceX – embora a data ainda não tenha sido definida.
Após a liberação da carga útil e a trajetória subsequente da sonda de volta à Terra, o escudo térmico será implantado antes da reentrada atmosférica e será recuperado por uma “rede de pairar” da Space Forge – embarcação aquática não tripulada projetada para capturar cargas úteis que retornam do espaço.
Produzido em um tecido de liga de alta temperatura, o escudo usa técnicas de dobragem inspiradas em origami para diminuir seu tamanho e ocupar o menor espaço físico possível enquanto não estiver em uso.
Os escudos térmicos ablativos tradicionais costumam ter a mesma largura das espaçonaves que protegem. Eles são rígidos e pesados, e dependem da queima gradual de material para desviar a absorção de calor.
Segundo a fabricante, a capacidade do escudo Pridwen de implantar e expandir seu tamanho cria uma área de superfície grande o bastante para distribuir uniformemente e irradiar calor sem danificar o tecido, o que permite que ele seja dobrado e guardado novamente para reutilização. Além disso, o tamanho aumentado do escudo de origami cria arrasto de ar suficiente para suavizar sua descida sem a necessidade do uso de paraquedas.
Fonte: Olhar Digital
Comentários