A Motorola anunciou, nesta quinta-feira (1º), o lançamento da terceira geração de seu celular dobrável, agora chamado oficialmente de Razr 40, junto do Razr 40 Ultra em alguns países. O dispositivo chega renovado com tela externa muito, mas muito maior no modelo mais caro, enquanto ao mesmo tempo recicla chip utilizado no ano passado.

Leia mais:

O que você precisa saber:

Se você vem acompanhando o Olhar Digital, já deve ter lido muito sobre o Razr 40. Ele não foi exatamente um segredo bem guardado pela Motorola e acabou vazando diversas vezes, com ajuda de lakers bem famosos. Bem, quase tudo foi confirmado e isso inclui a pomposa tela externa.

Motorola Razr 40 Ultra (Imagem: divulgação/Lenovo)
Motorola Razr 40 Ultra (Imagem: divulgação/Lenovo)

Ela é o carro chefe do novo Razr 40 Ultra, com 3,6 polegadas cobrindo praticamente toda parte externa de um dos lados, enquanto o outro continua com a tampa para permitir um uso mais confortável pelo usuário. O display pOLED tem atualização de 144 Hz e dois furos para dar lugar especial para as câmeras traseiras – é um notch, mas diferente.

Razr 40 Ultra tem tela externa para mais usos

Por aqui o sensor principal entrega 12 megapixels, com 13 megapixels para o secundário e ele é o responsável por capturas em ultrawide. O maior uso da tela externa enorme é de uma espécie de espelho para ajudar na selfie, enquanto o usuário utiliza as melhores câmeras do celular.

Porém, se o objetivo é abrir o aparelho, o Razr 40 Ultra tem uma câmera interna de 32 megapixels, em um furo da tela de 6,79 polegadas e resolução de 2.400 x 1.080 pixels, em atualização generosa de 165 Hz. A Motorola exemplificou outros usos para o display externo, como olhar o mapa do Google Maps, ver notificações inteiras, controlar a reprodução de música e escolher o cartão no Google Pay.

Em outras palavras, o celular tem quase todas as funções na mão do usuário, mesmo quando ele está fechado. Com isso o dispositivo pode diminuir a quantidade de aberturas e fechamentos feitos a cada notificação, preservando a dobradiça para que ela dure mais tempo.

Depois de falar bem sobre a tela externa, preciso de um espaço para uma notícia ruim para quem busca inovação e avanços: o chip Snapdragon 8+ Gen 1 está por aqui, junto de até 12 GB de RAM e 256 GB de memória interna. Este é quase o mesmo conjunto que foi lançado no Razr de 2022, ou você pode chamar de “o modelo da geração passada”.

Com isso, saiba que certamente não existe melhoria no desempenho neste celular. Apenas a experiência do usuário foi aprimorada e, do meu ponto de vista, isso não chega a ser um problema. O público que quer o melhor do Android vai para o Edge 40 Pro, enquanto quem quer praticidade e um celular menor, bonito e com visual diferente, vem para o Razr 40 Ultra.

Por fim, um problema comum dos celulares dobráveis que ficam menores é o espaço reduzido para a bateria. No Razr 40 ela é de 3.800 mAh, ao menos o carregador já vem na embalagem e ele entrega 33 watts.

Quando e quanto?

O Razr 40 já está disponível na China, junto de seu irmão de tela externa maior. Os preços ficam assim:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!