Em maio de 2023, a Polícia Civil investigava uma organização criminosa cujos suspeitos aplicaram golpes lucrativos em civis e personalidades importantes, extorquindo dinheiro dessas pessoas em troca de não divulgar imagens íntimas das vítimas. Esse crime ficou conhecido como “golpe dos nudes” e consiste em atrair as vítimas, solicitar ‘nudes’ e depois extorqui-las por dinheiro. A seguir, confira mais informações sobre o crime e algumas dicas de como se proteger.
Como o “golpe dos nudes” funciona?
Segundo as autoridades, o golpe funciona da seguinte forma: os criminosos utilizam nomes fictícios e imagens reais de mulheres atraentes, chamam homens para uma conversa em aplicativos mensageiros (como o WhatsApp), e trocavam imagens íntimas. Após os estelionatários adquirem as imagens das vítimas, eles criavam uma nova identidade para abordar o homem e extorqui-lo: este novo personagem era responsável por informá-lo de que as mulheres eram, supostamente, menores de idade. Em seguida, exigia dinheiro para não divulgar as fotos íntimas e as conversas.
O novo personagem costumava ser personificado como um parente da menor de idade ou como uma autoridade policial. Por vezes, os criminosos montavam cenários similares a delegacias, a fim de induzir o pensamento de que estavam prestes a fazer um boletim de ocorrência contra a vítima, caso não enviasse dinheiro. O crime apontado, em questão, era o de pedofilia. Dentre os alvos favoritos, destacam-se homens mais velhos cujas profissões envolvem a medicina, política, ou administração de empresas.
Como se proteger contra este golpe?
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários