Após a declaração de emergência zoossanitária no País por conta do novo surto de gripe aviária do subtipo H5N1, o Brasil já totaliza 19 focos da doença em três estados. Até o momento, a doença atingiu somente aves silvestres.

Mesmo com a declaração dos riscos zoosanitários — que foram aplicados com prazo de 180 dias no País —, o Ministério da Agricultura afirma que “a influenza aviária de baixa patogenicidade não é doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”.

Leia mais:

A última atualização confirmou quatro novos casos no Espírito Santo e dois no Rio de Janeiro. Veja a lista completa de focos da gripe aviária no Brasil:

Conheça o H5N1

A gripe aviária é causada pelo subtipo do vírus influenza H5N1. Eles são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI), que são os mais leves, e os de Alta Patogenicidade (HPAI) que são mais graves. O grupo do LPAI atinge as aves de forma mais leve, e, em muitos casos, assintomáticos.

Já os casos da HPAI se destacam por se alastrar rapidamente de forma mais grave, com altos índices de mortalidade. Esses vírus costumam circular em aves silvestres — principalmente em aquáticas — causando doença leve ou assintomática em aves domésticas e selvagens, afirma o Ministério da Saúde.

Com informações de g1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!