As pessoas têm demorado mais para trocar seus celulares, graças ao desenvolvimento de baterias mais duráveis e processadores mais rápidos. Mas a chegada do 5G no Brasil fez o mercado ferver. Para Gustavo Assunção, vice-presidente de Mobile Experience da Samsung, é o “ano da virada” da tecnologia no país.

Para quem tem pressa:

Em entrevista ao Uol, o executivo disse que a chegada do 5G às capitais fará que as pessoas troquem de aparelhos. E, atualmente, o consumidor quer comprar um celular que já tenha a última tecnologia embarcada, segundo o executivo.

Migração do 5G

Torre com antena 5G
(Imagem: WiMax Photo/Shutterstock)

O vice-presidente da Samsung apontou que as operadoras têm interesse em fomentar esse mercado, porque investiram na infraestrutura.

O executivo também citou como exemplo desse “ano da virada” a repercussão do lançamento do Galaxy A14 5G, em abril. “Ele foi o nosso modelo mais vendido do Dia das Mães. Isso já mostra que o consumidor busca um produto com a última tecnologia”, explicou.

Naturalmente, com esse ciclo mais longo de produto, o consumidor quer comprar o produto que já tenha a última tecnologia embarcada. Nós estamos nesse ponto da janela de migração do 5G. Nosso entendimento é que esse é o ‘ano da virada’ do 5G.

Gustavo Assunção, vice-presidente de Mobile Experience da Samsung, em entrevista ao Uol

Assunção também comentou que o mercado está mais desafiador, “com a questão da economia global e doméstica”. Por isso, ele acredita ser essencial “ter uma novidade para abordar o consumidor e encorajá-los a trocar de aparelho com uma tecnologia melhor”.

Mercado da tecnologia

Close em placa de sistema
(Imagem: Florida Tech)

Para o executivo da Samsung, no mercado da tecnologia, “uma marca morre por ano”. Para sobreviver nesse contexto, ele disse que as empresas precisam investir com inovação.

Acho que esse é o segredo da Samsung: uma busca incessante, essa obsessão por ser pioneiro nas tecnologias. Isso é infinito. Se você para, acaba sendo a próxima vítima da tecnologia.

Gustavo Assunção, vice-presidente de Mobile Experience da Samsung, em entrevista ao Uol

Falando em inovação, o executivo contou que a Samsung tem investido, principalmente, nos processadores e câmeras dos seus modelos de smartphone, para mantê-los atrativos a consumidores em potencial.

Já em relação a ferramentas de vendas que permitem que a pessoa tenha mais acesso às tecnologias da marca, Assunção usou como exemplo o trade in, em que a pessoa usa o aparelho antigo, que ela tem hoje, como parte do pagamento de um novo.

Com informações de Uol