Junho começa com tudo na temperatura! Desde o fim de maio, o frio tomou conta de boa parte do País – e assim seguirá no novo mês.

Três grandes frentes frias passarão pelo Brasil, sendo que duas delas, ao menos, têm potencial de causar forte queda na temperatura em grandes áreas do território nacional.

Locais mais afetados

Momentos das frentes frias

Quanto às temperaturas, espera-se que a média seja acima do normal em boa parte do País. Contudo, deve ficar abaixo da média em Minas e no interior do Nordeste.

Chuvas

Em junho, não teremos muita chuva sobre Sudeste e Centro-Oeste. Outras regiões que também “escapam” da boa chuva estão na parte sul do Norte, abrangendo Acre, Rondônia, sul do Amazonas e Pará, além do Tocantins.

O Nordeste, em seu interior, terá menos chuva, diferente de seu litoral. As médias históricas do mês superam 300 mm em determinadas capitais.

O mês deve acabar com chuva abaixou ou dentro da média geral em boa parte do território tupiniquim. Todavia, no norte do Rio Grande do Sul, Paraná, em Santa Catarina, no oeste, sul e leste de São Paulo, na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, no Norte do Rio De Janeiro, no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais, a situação será oposta.

Vale ressaltar a possibilidade de geada na região serrana de Santa Catarina e pontos de serra e planalto do Paraná, além de estados do centro-sul.

Com informações de Climatempo, Climatempo e Tempo