Um pesquisador da Nvidia resolveu criar um bot chamado Voyager para poder jogar Minecraft e ele utiliza o ChatGPT para conseguir otimizar o que faz dentro do game, aumentando até a experiência para o “jogador”. O software tira proveito da versão mais recente da IA, o GPT-4 e pergunta para a IA o que fazer com as ferramentas que encontra no famoso game.
Leia mais:
O que você deve saber:
O ChatGPT é uma ferramenta muito mais complexa e com usos mais extensos do que apenas pedir para criar uma receita de bolo que não utiliza ovo, ou então escrever um texto para alguém, ou encontrar o termo correto para uma tradução mais informal. É o que pensou Linxi “Jim” Fan, quando pegou a versão mais recente e poderosa da IA generativa e colocou dentro do cérebro de um bot feito para Minecraft.
O bot foi criado para vagar pelo mundo dos blocos de Minecraft, enquanto é capaz de aumentar suas capacidades ao longo da jornada, criar os próprios códigos para novas ferramentas e assim aumentar sua eficiência dentro do game.
Bot aprendeu a pescar com ChatGPT
Um exemplo é uma vara de pesca, encontrada pelo bot perto de uma pequena lagoa com peixes. O bot então utiliza o ChatGPT para tentar entender o que fará com estas duas coisas que vê. Ele modifica o próprio código para que consiga pescar, mas não somente jogar a linha e o anzol, esperando o peixe aparecer. O software vai aprendendo até onde e como é melhor fazer isso, para perder menos tempo esperando o resultado.
Com esse e outros exemplos, o time de desenvolvimento disse que o resultado desta capacidade de entender coisas e aprender formas mais eficientes fez o bot conseguir ferramentas únicas no game em uma velocidade 3,3 vezes mais rápida que sua versão sem o ChatGPT inserido.
O exemplo foi ter conseguido a picareta de madeira, depois pedra e ferro muito antes da versão mais simples do bot sequer perceber que juntando alguns itens, é possível criar uma picareta. Quando o Voyager conseguiu a versão de diamante desta ferramenta, seu parceiro menos inteligente ainda estava na de ferro.
O bot conseguiu cobrir uma área 2,3 vezes maior do game e desbloquear conquistas de habilidades 15,3 vezes mais rápido, que o bot sem o GPT-4.
Com informações: Ars Technica.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários