A Microsoft vai desativar a Cortana, sua assistente pessoal presente de forma nativa no Windows 11 e também na versão 10 do sistema operacional. O software será redundante quando o Copilot, com inteligência artificial muito mais sofisticada, estiver plenamente implementado em diversas áreas do software.

Leia mais:

O que você deve saber:

Pouca gente sabe e muito menos pessoas usam, mas o Windows 11 e também seu irmão mais velho, o Windows 10, tem uma assistente pessoal criada na época do boom de Alexa, Google Assistente e Siri: a Cortana. Escondida dentro do próprio sistema operacional mais popular dos computadores, a Microsoft finalmente vai desistir de sua existência.

A notícia apareceu em um documento na página de suporte da Microsoft. Lá, a gigante do software diz:

Estamos realizando algumas mudanças no Windows que afetarão os usuários do aplicativo Cortana. Começando no final de 2023, não oferecemos mais suporte para a Cortana no Windows como um aplicativo independente. (…) A alteração afeta apenas a Cortana no Windows, mas sua assistente de produtividade ainda estará disponível no Outlook e Teams para smartphones, além de outras versões do Teams.

Microsoft

Microsoft reforça o ChatGPT dentro do Windows

O documento segue comentando sobre mais funções já inclusas no Windows para tarefas simples, como utilizar a voz para abrir um programa específico, navegar na web e controlar o volume. Por outro lado, a empresa reforça a existência de suas novas soluções criadas em parceria com a OpenIA, com ajuda do ChatGPT.

Ela faz isso com o Copilot para o Microsoft 365 (antigo Office), a versão desta IA também dentro do novo Bing e até na versão de testes mais recente do Windows 11.

Com informações: Windows Central.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!