A pior parte da nova experiência de busca alimentada por IA do Google é o tempo de espera, conforme relatado recentemente pelo The Verge, que conduziu seus próprios testes com o mecanismo de busca com inteligência artificial.
Para a maioria dos usuários, as buscas são geralmente instantâneas. Você digita algo na caixa de pesquisa, o Google quase imediatamente fornece uma resposta e, em seguida, você pode clicar em alguns links para aprender mais sobre o que pesquisou. No entanto, a nova funcionalidade do Google, chamada Search Generative Experience (SGE), apresenta animações de carregamento, tornando o processo mais lento.
Em maio, o Google introduziu o SGE como um recurso experimental que utiliza os sistemas de IA da empresa para resumir os resultados da pesquisa para os usuários. A ideia é que os usuários não precisem clicar em uma lista de links ou digitar algo mais na caixa de pesquisa; em vez disso, o Google fornecerá diretamente a informação que eles estão procurando. Em teoria, isso significa que as consultas de pesquisa podem ser mais complexas e conversacionais, com o Google ainda sendo capaz de responder suas perguntas.
Se você optou pelo SGE, que está disponível apenas para pessoas que se inscrevem na lista de espera do Google no Search Labs, resumos de IA aparecerão logo abaixo da caixa de pesquisa. Em geral, as respostas geradas pela IA têm sido bastante precisas, embora possam parecer um pouco desordenadas. Por exemplo, o The Verge disse que ao pesquisar “Onde posso assistir Ted Lasso?”, a resposta gerada pela IA foi um texto de algumas frases, correto e conciso, indicando que a série está disponível na Apple TV Plus, que custa US$ 6.99 por mês.
IA do Google traz muita informação de maneira confusa
No entanto, as respostas são frequentemente acompanhadas de muitas informações extras. No desktop, o Google exibe informações de fonte como cartões à direita, mesmo que você não possa facilmente identificar quais informações vêm de quais fontes. No mobile (bem, apenas no aplicativo Google por enquanto), os cartões aparecem abaixo do texto resumido. Abaixo da resposta da consulta, você pode clicar em uma série de prompts de acompanhamento potenciais, e sob tudo isso está um resultado de pesquisa padrão do Google, que pode estar cheio de caixas de informações adicionais.
Infelizmente, essa quantidade extra de informações em um resultado do SGE nem sempre é útil. Por exemplo, ao tentar encontrar onde comprar um determinado item, o resultado foi confuso. Vieram grandes cartões patrocinados acima do resultado, uma lista confusa de lojas de varejo sugeridas que não levavam realmente ao item, um Mapa do Google apontando essas lojas de varejo, e três cartões de links onde poderia encontrar o caminho para comprar o item.
Inteligência artificial deixa busca do Google mais lenta
A parte mais frustrante do SGE é que seus resumos demoram alguns segundos para aparecer. Conforme o Google está gerando uma resposta para sua consulta, uma caixa colorida vazia aparece, com barras de carregamento desaparecendo e reaparecendo. Quando o resultado da pesquisa finalmente carrega, a caixa colorida se expande e o resumo do Google aparece, empurrando a lista de links para baixo na página. Para muitas buscas, os usuários podem se encontrar rolando a página para longe da maioria das respostas da IA para poder clicar em um link.
De maneira confusa, o SGE e IA do Google falhou em momentos estranhos, mesmo com alguns dos termos mais pesquisados. As palavras “YouTube”, “Amazon”, “Wordle”, “Twitter” e “Roblox”, por exemplo, retornaram uma mensagem de erro: “Uma visão geral alimentada por IA não está disponível para esta pesquisa.” Por outro lado, “Facebook”, “Gmail”, “Apple” e “Netflix” retornaram respostas perfeitamente formatadas pelo SGE. No entanto, para as consultas que foram válidas, os resultados demoraram o que pareceu uma eternidade para aparece.
Durante os testes, o resultado do Gmail apareceu mais rápido, em cerca de dois segundos. Os resultados da Netflix e do Facebook levaram cerca de três segundos e meio, enquanto o da Apple levou cerca de cinco segundos.
Mas para estas consultas de uma única palavra que falharam, todas demoraram mais de cinco segundos para tentar carregar antes de mostrar a mensagem de erro, o que foi incrivelmente frustrante quando o usuário poderia simplesmente ter rolado para baixo para clicar em um link. Algumas consultas específicas demoraram mais de seis segundos para carregar – uma eternidade na internet.
Quando o usuário tem que esperar tanto tempo, ele tende a rolar para baixo, passando pelos resultados do SGE para chegar a algo para ler ou clicar. E quando tem que esperar por respostas do SGE que muitas vezes são preenchidas com coisas que o usuário não quer vasculhar, isso acaba tornando a experiência de busca pior.
Talvez alguns usuários estejam apenas presos aos seus hábitos. Eles gostam de investigar fontes por si mesmos e geralmente são desconfiados das coisas que as ferramentas de IA dizem. Mas para aqueles que já perderam muito tempo olhando para telas de carregamento em vídeos de streaming e videogames, ter que fazer isso na pesquisa do Google é um fator decisivo. E quando os resultados não parecem notavelmente melhores do que o que eles poderiam obter apenas olhando para o que o Google oferecia antes, o SGE não parece valer a pena esperar.
Com informações: The Verge
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Fonte: Olhar Digital
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