Na próxima segunda-feira (5), a Apple pode revelar seu produto de hardware mais ambicioso em anos, mesmo sendo de uma categoria de produtos que não é exatamente um sucesso garantido. A empresa deve introduzir um headset de “realidade mista” no seu evento anual WWDC, que oferece tanto realidade virtual quanto realidade aumentada, uma tecnologia que sobrepõe imagens virtuais a um vídeo ao vivo do mundo real.
Aposta da Apple na realidade aumentada
O CEO da Apple, Tim Cook, tem demonstrado interesse em realidade aumentada há algum tempo. Em uma entrevista em 2016, Cook disse: “Acho que a AR é extremamente interessante e uma tecnologia central. Então, sim, estamos fazendo muitas coisas por trás da cortina que mencionamos”. O potencial inicial para a AR pode ser visto em alguns aplicativos do iPhone, como o Ikea Place e o Measure, bem como em vários aplicativos do Apple Watch.
Recursos do novo headset
O novo headset da Apple deve ter duas funções principais: uma configuração de realidade virtual e um componente de realidade mista, que permite aos usuários ver objetos de realidade aumentada projetados no mundo real.
O dispositivo, que poderia ser chamado de Reality One ou Reality Pro, é esperado para ter uma interface semelhante ao iOS, exibir vídeo imersivo e incluir câmeras e sensores que permitam aos usuários controlá-lo com as mãos, movimentos oculares e com a Siri. Além disso, deve incluir aplicativos para jogos, fitness e meditação, e oferecer acesso a aplicativos do iOS como Mensagens, FaceTime e Safari.
Possível apelo para o mercado corporativo
Alguns especialistas acreditam que o headset da Apple pode encontrar mais ressonância no mercado corporativo, permitindo várias aplicações, como treinamento e educação. Ele também poderia permitir colaborações em reuniões com capacidades de videoconferência mais imersivas e ferramentas como quadros brancos virtuais.
Um mercado incerto
Por enquanto, o mercado geral de headsets ainda é pequeno. Foram enviados globalmente 8,8 milhões de headsets de AR/VR no ano passado, de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado IDC. Isso representou uma queda de 21% em relação ao ano anterior. A Apple, por outro lado, é relatada por vender centenas de milhões de iPhones por ano.
Outros produtos de headsets e óculos inteligentes têm enfrentado dificuldades ao longo dos anos. No entanto, a primeira onda de demanda pelo headset da Apple pode vir dos fãs devotados da Apple que estão profundamente inseridos no ecossistema de produtos da empresa e veem o valor de conectar os serviços da Apple ao novo headset. A Apple poderia então pressionar por um headset “para o mercado de massa” em 2024 ou 2025.
Com informações: CNN
Fonte: Olhar Digital
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