Transtornos mentais não são como uma receita de bolo. Conteúdos sobre saúde mental se tornaram populares em redes sociais como o TikTok, mas, para além da conscientização, os vídeos rápidos trazem listas de sintomas. São poucos segundos falando sobre depressão, TDAH, transtorno de personalidade borderline, ansiedade… e pronto, o diagnóstico está feito.
Com o alcance gigantesco desses conteúdos, especialistas já alertaram que a forma com que são abordados podem esvaziar o debate de saúde mental.
Saúde mental nas redes sociais
Os debates sobre saúde mental nas redes sociais têm grande apelo ao público: uma hashtag no TikTok, a #anxiety (ansiedade em português), já tinha mais de 11 milhões de visualizações até o começo de 2022. A de #TDAH, mais de 9 milhões.
Porém, para a psicóloga Clarissa Mendonça Corradi Webster, professora do curso de Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, isso nem sempre vem para conscientizar.
Problemas
Para a professora, os conteúdos ganham visualizações rapidamente e geram engajamento, mas não há uma fiscalização sobre a veracidade ou a responsabilidade do que é falado.
Esta é uma combinação ruim, conteúdos de saúde mental complexos produzidos de forma simples, rápida e de modo sensacionalista na busca de engajamento.
Clarissa Mendonça Corradi Webster
Para ela, um dos problemas é a questão do diagnóstico, um tipo de conteúdo que tem se popularizado. Ao contrário do que é levantado nos vídeos, o acompanhamento de médicos e profissionais da saúde é essencial para identificar o quadro do paciente, que vai além de uma simples “receita de bolo” ou uma checklist.
A professora destaca que os profissionais têm o cuidado de conhecer o paciente e entender o que pode influenciar o diagnóstico.
Conteúdos falsos
Banalização da saúde mental
Clarissa Mendonça alerta que os vídeos banalizam o diagnóstico e, para além disso, o sofrimento.
Cada vez mais, experiências comuns são tratadas no dia a dia com o nome de diagnósticos. Por exemplo, a gente acaba não falando mais que está triste e sim deprimido, ou então se estamos felizes nós dizemos que estamos maníacos. Se percebemos uma variação de humor, já denominamos bipolar.
Clarissa Mendonça Corradi Webster
Ela ainda destaca que os conteúdos trivializam os quadros e, consequentemente, a conscientização sobre eles.
A situação piora quando a grande maioria dos produtores sequer faz parte da área da saúde e entende do que está falando, deixando a cargo do usuário decidir o que merece seu tempo ou não.
Faixa etária
Piora mais: outra pesquisa publicada no PudMed, em 2021, desvendou que 25% dos usuários do TikTok tinham entre 10 e 19 anos. Ou seja, um quarto do público desses vídeos está em processo de construção de identidade e pode ser afetado por vídeos apelativos.
Com informações deJornal da USP e PubMed
Fonte: Olhar Digital
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