É oficial: a Apple entrou no mundo da realidade mista com os óculos Vision Pro, que misturam realidade virtual com realidade aumentada.
O Vision Pro tem uma diferença fundamental em comparação a outros dispositivos do tipo: mesmo com o visor cobrindo os olhos do usuário, é possível identificar para onde ele está olhando. E, para quem está vestindo o dispositivo, sempre que uma pessoa entrar no campo de visão o aparelho começará a exibir ela, para que o usuário não esqueça que está rodeado por outros seres humanos.
Assim, a Apple diz que o Vision Pro não é um dispositivo para o qual você olha: é um que você olha além. Ele expande seu campo de visão adicionando elementos virtuais, como aplicativos e widgets, sem deixar de lado o fato de que existe um mundo real além daquela tela.
O Vision Pro é, em primeiro lugar, um dispositivo de realidade aumentada, mas que também é capaz de exibir funcionalidades de realidade virtual. E, para se sentir completamente imerso, basta ajustar um controle para mudar do modo que adiciona elementos ao mundo real para o que isola o usuário em um ambiente completamente virtual.
As baterias do Vision Pro não são incorporadas ao dispositivo e são conectadas separadamente — você precisará carregar entre suas coisas sempre que quiser usar.
Vision Pro: você é o controle
Durante a apresentação do dispositivo, a Apple lembrou que, em alguns de seus lançamentos anteriores, a empresa introduziu uma nova forma de interagir com o aparelho — como a click wheel dos antigos iPods ou a tela multitouch do iPhone.
No caso do Vision Pro, nenhum recurso novo foi introduzido. O controle do aparelho é feito usando o corpo da pessoa: ele detecta a posição dos olhos, monitora suas mãos e entende sua voz.7
Compatibilidade com Mac
O Vision Pro pode ser usado como um periférico para os Mac, sendo compatível também com acessórios dos computadores da empresa e com aparelhos Bluetooth em geral.
Quando conectado ao Mac, o usuário consegue controlar absolutamente tudo do computador a partir dos óculos, podendo escrever textos, ler e-mails, e muito mais a partir do dispositivo.
Em atualização
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários