A fábrica da Chevrolet em São José dos Campos (SP) vai paralisar os trabalhos dos dias 12 a 23 de junho. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos da região e é a primeira vez que a planta para desde a pandemia. Com a medida, mais de 3 mil veículos não serão produzidos.

Paralisação

No dia 1°, o Sindicato já havia se reunido para uma assembleia contra possíveis demissões decorrentes da paralisação (Foto: Divulgação/SindmetalSJC)

Como fica a produção?

Na fábrica no interior paulista, são produzidos os modelos S10, Trailblazer, Onix Joy e Joy Plus. Os dois últimos são fabricados exclusivamente para a exportação.

No anúncio da primeira pausa, apenas as linhas de montagem da S10 e Trailblazer seriam paralisadas. Agora, todos os veículos deixarão de ser produzidos — apenas dos dois modelos, 3 mil unidades não ficarão prontas.

As áreas administrativas também vão parar.

Futuro dos carros da Chevrolet

O futuro do SUV Trailblazer no Brasil é incerto e situação deve ficar ainda mais crítica com a paralisação deste mês.

Recentemente, a linha do Chevrolet Bolt, que inclui o Bolt EV e Bolt EUV, foi outra que saiu de linha nacionalmente. Os veículos já tinham passado por um recall por causa de riscos na bateria, mas ainda assim eram sucesso de vendas e foram eleitos como carros destaque nos últimos anos.

A medida, no entanto, teve a ver com a estratégia de mercado da Chevrolet e da General Motors no Brasil. O Olhar Digital já falou sobre isso aqui.