O Instagram derrubou, no domingo (04), a suspensão da conta de Robert F. Kennedy Jr., sobrinho do falecido presidente dos EUA, John F. Kennedy, conforme informou o jornal The Washington Post.
Para quem tem pressa:
A conta de Kennedy tinha sido bloqueada na rede social da Meta por “compartilhar repetidamente” informações falsas, segundo a empresa, sobre a Covid-19, em 2021. Atualmente, ele tenta desafiar Biden na corrida eleitoral democrata para a presidência dos EUA.
Como ele agora é um candidato ativo à presidência dos Estados Unidos, restauramos o acesso à conta do Instagram de Robert F. Kennedy Jr.
Andy Stone, porta-voz da Meta, em comunicado
Kennedy, Instagram e vacinas
Na época, o Instagram bloqueou a conta de Kennedy por violação das políticas da plataforma em relação à pandemia.
Na quinta-feira (1º), Kennedy disse, em outra rede social, que o Instagram ainda não tinha restabelecido sua conta e que “silenciar um importante candidato político é profundamente antidemocrático”.
Em 2019, os parentes de Kennedy – entre eles: Kathleen Kennedy Townsend, Joseph P. Kennedy II e Maeve Kennedy McKean – escreveram um artigo para o site Politico em que criticam suas declarações sobre vacinas, classificando-as como “desinformação”.
Em setembro de 2021, o YouTube também baniu canais associados a Robert F. Kennedy Jr. e outros ativistas antivacinas proeminentes, por exemplo: Joseph Mercola.
Quem é Robert F. Kennedy Jr.?
O advogado de 69 anos é filho do senador assassinado Robert F. Kennedy e sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy. Kennedy tem disfonia espasmódica, um distúrbio de voz que afeta os músculos de sua laringe.
Em março de 2023, ele informou, numa rede social, que considerava concorrer à presidência dos EUA. Na época, ele disse: “Se eu concorrer, minha principal prioridade será acabar com a fusão corrupta entre Estado e poder corporativo que arruinou nossa economia, destruiu a classe média, poluiu nossas paisagens e águas, envenenou nossos filhos e roubou nossos valores e liberdades”.
Como co-fundador de um escritório de advocacia ambiental, Kennedy foi elogiado por seu ativismo em questões como água potável, inclusive trabalhando para limpar o rio Hudson em Nova York.
Porém, suas opiniões antivacina são antigas e provocaram uma forte reação, inclusive de sua própria família. Seus irmãos Joseph P. Kennedy II e Kathleen Kennedy Townsend e a sobrinha Maeve Kennedy McKean disseram que suas opiniões eram “tragicamente erradas” e tinham “consequências mortais”.
Em 2022, o Facebook e o Instagram removeram contas de um grupo antivacina fundado por Kennedy, o Children’s Health Defense (“Defesa da Saúde das Crianças”, em tradução livre), por violar “repetidamente” as políticas da empresa sobre desinformação médica.
Kennedy também publicou The Real Anthony Fauci (“O Anthony Fauci Real”, em tradução livre), um livro no qual acusou o ex-chefe de doenças infecciosas dos EUA de “um golpe de Estado histórico contra a democracia ocidental”.
Ele também invocou a Alemanha nazista durante um discurso antivacina em Washington, no ano passado.
Com informações da BBC e The Washington Post
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários