O Brasil voltou a ter uma atleta entre as campeãs da maior competição do futebol europeu após 11 anos. Geyse sagrou-se campeã da Liga dos Campeões neste sábado, com o Barcelona, sendo a primeira brasileira a levantar o troféu desde Rosana.
Hoje aposentada dos gramados, embora ainda em ativa como técnica do Red Bull Bragantino, Rosana levantou o troféu de campeã da Europa em 2012, pelo Lyon. Desde então o Brasil não tinha uma atleta no topo do continente.
Geyse, de 25 anos, foi fundamental para a conquista do Barcelona em 2022/23. A atacante participou de 10 dos 11 jogos do clube catalão no torneio, foi titular em cinco deles e anotou quatro gols, com cinco assistências na conta. O destaque ficou para a atuação contra o Bayern de Munique, ainda na fase de grupos, com um gol e uma assistência em um dos jogos mais duros da fase, com uma vitória em 3 a 0 que acabou por ser importante para garantir mais tarde o primeiro lugar no grupo D.
Na final contra o Wolfsburg, Geyse não foi titular, mas esteve em campo. A brasileira atuou nos 20 minutos finais da virada sobre as Lobas, que valeu o segundo título continental do Barcelona.
Ao contrário do futebol masculino, o Brasil tem pouca tradição na Liga dos Campeões feminina. Geyse foi apenas a quarta a vencer. Antes, apenas Rosana, Marta e Cristiane haviam vencido o torneio.
Fonte: Ogol
Comentários