Junto de um novo chip para abandonar a Intel nos Macs, a Apple anunciou a nova versão do sistema operacional que roda em seus computadores: o macOS Sonoma. O software promete entregar widgets para o desktop e melhorar as experiência de quem quer jogar e prefere não comprar um computador com Windows – onde todos os jogos estão.
Leia mais:
O que você precisa saber:
Com código de macOS 14, o Sonoma traz um recurso bem conhecido de quem utilizou versões recentes do Windows, especialmente o Windows Vista: widgets. A ideia é a mesma ao permitir que o usuário espalhe partes de aplicativos pela tela inicial do sistema operacional.
Atualmente o macOS já permite a inserção de informações em interface parecida com o iOS, mas os widgets ficam escondidos na área de notificações. Com o Sonoma, o usuário poderá arrastar o conteúdo de lá e deixar o software sempre visível na tela inicial, junto do Dock, atalhos e ícones já presentes na mesa.
Protetores de tela do Apple TV chega ao macOS
Os exemplos apresentados pela Apple envolvem relógio com horário de outros fusos em países diferentes, lista de tarefas, fotos importantes e a previsão do tempo para o local, ou outro endereço. É possível até utilizar a Apple ID para importar widgets do iPhone para o Mac.
Além disso, os protetores de tela do Apple TV, com imagens aéreas capturadas por drones, agora podem ser inseridos no Mac, existe um modo de jogo que reduz a latência entre controles e fones sem fio, além de aumentar a dedicação da CPU e GPU para o game. O usuário também pode colocar webapps dentro do Dock (como é possível agora no iPhone).
No macOS Sonoma existe a possibilidade de manter o rosto de quem fala em evidência, mesmo quando há uma apresentação de documentos em qualquer app tipo Zoom, Meet ou Teams.
iPadOS também dá as caras
Além do macOS, o iPadOS 17 apareceu no palco e teve algumas de suas novidades apresentadas, como corretor ortográfico mais inteligente, mais interação em widgets que foram lançados recentemente, além da chegada dos apps Saúde e um aplicativo feito para anotar o dia, como se fosse um diário pessoal.
Melhorias para o Mensagens no iPhone também estão aqui, como transcrição de voz para texto. A tela de bloqueio recebe as mesmas customizações do iOS, incluindo widgets interativos como um timer, lembrete para pegar o avião e previsão do tempo.
Já o app Notas utilizará inteligência artificial para entender rapidamente onde estão os campos para preencher um documento PDF recebido, auxiliando neste trabalho de inserir dados do usuário – incluindo sua assinatura.
Tanto o macOS Sonoma, quanto o iPadOS 17 já estão disponíveis para download em fase de testes iniciais para quem é um desenvolvedor. O sistema operacional móvel do iPad deve ser lançado para todos em meados de setembro, mas o software do Mac já atrasou no passado, então espere ele chegar em algum momento de outubro ou novembro.
O iPadOS 17 será lançado para:
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários