O Spotify irá realizar outra rodada de demissões que afetará cerca de 200 funcionários da equipe de podcasts. Os cortes são parte de uma “reorganização corporativa” da gigante dos streamings de áudio.

No início do ano, a empresa também anunciou a demissão de 600 funcionários, cerca de 6% de sua força de trabalho.

Estamos expandindo nossos esforços de parceria com os principais podcasters de todo o mundo com uma abordagem personalizada otimizada para cada programa e criador. Este pivô fundamental de uma proposta mais uniforme nos permitirá apoiar melhor a comunidade de criadores.

No entanto, fazer isso requer adaptação; Nos últimos meses, nossa equipe de liderança sênior trabalhou em estreita colaboração com o RH para determinar a organização ideal para este próximo capítulo. Como resultado, tomamos a difícil, mas necessária decisão de fazer um realinhamento estratégico de nosso grupo e reduzir nossa vertical global de podcast e outras funções em aproximadamente 200 pessoas, ou 2% da força de trabalho do Spotify.

Sashar Elhabashi, chefe da divisão de podcasts do Spotify, em comunicado.

A Parcast e a Gimlet Media, foram compradas pelo Spotify em 2019 quando a empresa começou a investir pesado no segmento de podcasts e conteúdos exclusivos.

O Spotify gastou US$56 milhões para comprar a Parcast e US$200 milhões para a Gimlet Media.

Como vão os negócios de podcast do Spotify

No mesmo anúncio de demissões, a empresa divulgou alguns resultados sobre seu negócio de podcasts. De acordo com Elhabashi, o Spotify conta com 100 milhões de ouvintes de podcasts e cerca de 5 milhões de programas.

A receita de anúncios por podcasts do streaming teve um “crescimento de dois dígitos de 2021 para 2022”.

Sashar Elhabashi, explicou os próximos passos da estratégia do setor no futuro:

Dado esses aprendizados e nossa posição de liderança, embarcamos recentemente na próxima fase de nossa estratégia de podcast, que está focada em entregar ainda mais valor para os criadores (e usuários!).

Isso começa com a maximização do consumo do público massivo que estabelecemos por meio da inovação de formatos e garantindo que mais criadores em mais lugares alcancem o sucesso.

Com informações de TechCrunch.