O WhatsApp Web apresentou instabilidade e chegou a ficar fora do ar segunda-feira (05). A versão web do aplicativo de mensagens da Meta apresentava uma mensagem de erro para usuários tanto do Brasil quanto do mundo.

Gráfico do Down Detector mostrando pico de reclamações do WhatsApp Web
(Imagem: Reprodução/Down Detector)

De acordo com o site Down Detector, que monitora as queixas de usuários na web sobre aplicativos e serviços, o pico de reclamações rolou entre as 14h e 15h, no horário de Brasília.

Porém, a instabilidade não afetou todos os usuários do WhatsApp Web. Isso porque, em alguns casos, ainda foi possível trocar mensagens numa janela que estava aberta antes do problema começar. Mas, durante o período instável, não dava para abrir janelas novas do aplicativo de mensagens.

Reclamações do WhatsApp Web

Quando a versão para navegadores do app da Meta começou a apresentar instabilidade, os usuários afetados (brasileiros e do exterior) usaram outras redes sociais para reclamar. Confira abaixo alguns exemplos das queixas:

Até a publicação desta nota, o WhatsApp não tinha publicado explicação ou satisfação sobre o problema registrado nesta segunda.

App favorito dos brasileiros

Pessoa segurando celular com lista de conversas do WhatsApp aberta
(Imagem: Alex Photo Stock/Shutterstock)

A popularidade dos apps do WhatsApp e do Instagram no Brasil não é exatamente uma novidade. Mas um estudo feito pela Panorama Mobile Time/Opinion Box deu uma ideia de como é o uso desses aplicativos dentro do país – e quantos são os usuários de smartphones com eles instalados.

O estudo, que entrevistou 2.069 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 12 e 24 de abril, concluiu que 55% dos brasileiros contam com os dois aplicativos da Meta não apenas instalados em seus smartphones, como também com um ícone de atalho na tela inicial do dispositivo.

Em comparação a um estudo similar conduzido há seis meses, o uso do WhatsApp e do Instagram aumentou nos dispositivos brasileiros. Na época, o mensageiro estava na tela inicial de 55% dos celulares, enquanto o Instagram estava em 46%. Desde então, WhatsApp saltou para 59%, enquanto o Instagram agora aparece na tela inicial de 55% dos smartphones do Brasil.