Com a alta nos furtos de veículos Kia e Hyundai nos EUA, sobretudo em Nova York, a cidade resolveu processar as montadoras asiáticas.

Os furtos desses dois veículos em particular vieram após um desafio se tornar viral no TikTok, mostrando o quão fácil é de se levar embora carros de ambas as marcas.

A situação ficou tão feia em Nova York que o prefeito da cidade, Eric Adams, liberou 500 Apple AirTags à população local visando frear os casos de roubo.

Em fevereiro, Kia e Hyundai tentaram ajudar ao lançar atualização antirroubo, mas que não adiantou muito.

O que diz o processo NY vs. Kia e Hyundai

O que é o Desafio Kia

O chamado “Desafio Kia” levou a centenas de roubos de carros em todo os EUA, incluindo pelo menos 14 acidentes relatados e oito mortes, segundo a National Highway Traffic Safety Administration.

Ladrões conhecidos como “Kia Boys” postavam vídeos instrutivos no YouTube e no TikTok sobre como contornar os sistemas de segurança dos veículos usando ferramentas tão simples quanto um cabo USB. Outros vídeos apresentavam passeios em veículos roubados e a destruição de propriedade resultante.

Os roubos são supostamente fáceis de realizar porque muitos veículos Hyundai e Kia fabricados entre 2015 e 2019 não possuem imobilizadores eletrônicos que impedem que possíveis ladrões simplesmente arrombem e ignorem a ignição.

O recurso é equipamento padrão em quase todos os carros do mesmo período feitos por outros fabricantes.

Com informações de The Verge