Os chatbots de inteligência artificial (IA) são ‘a bola da vez’! Para onde você olha, lá está uma notícia ou uma nova ferramenta baseada na tecnologia. E ao que tudo indica, o hype está longe de acabar, com o recurso chegando em breve também ao popular Instagram, da Meta

O que você precisa saber: 

De acordo com o ZDNet, o recurso já está sendo testado e se assemelha ao My AI do Snapchat, que permite que você converse com IA dentro do aplicativo. O chatbot irá ajudar a escrever mensagens, além de participar de conversas com outros, como se fosse um terceiro usuário — irá bastar mencioná-lo com o @ para o bot entrar no bate-papo. 

Vale pontuar que a Meta já adotou a tecnologia de IA generativa em vários recursos de suas plataformas, incluindo anúncios. No entanto, não há confirmações sobre a IA generativa aplicada ao Instagram, bem como previsões de lançamento do recurso. 

Por outro lado, também vale lembrar que o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse em fevereiro que a empresa tinha uma equipe trabalhando para “turbinar” o uso de IA no Instagram, Messenger e WhatsApp. 

O primeiro objetivo, segundo o chefe da big tech na época, seria empregar IA generativa para melhores “ferramentas criativas e expressivas”. Planos e declarações do empresário vieram logo após o boom do ChatGPT, movimentando não apenas a Meta, como todo mercado tech na chamada corrida da IA. 

Além das apostas da empresa em IA já anunciadas, importante destacar que Paluzzi tem certa credibilidade em seus vazamentos. Foi o especialista que descobriu que o Instagram estava testando uma opção de verificação paga. Poucas semanas após suas análises, a Meta anunciou o Meta Verified