Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Estado inicia vazio sanitário nos próximos dias; confira o calendário

07/06/2023 às 14:50
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Estado inicia vazio sanitário nos próximos dias; confira o calendário

Em junho e julho, tem início o vazio sanitário da soja nos maiores estados produtores e, no Mato Grosso do Sul, o período acontece de 15 de junho a 15 de setembro.

Em 2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Portaria nº 388, de 31 de agosto de 2021, que estabelece o vazio sanitário como medida para o controle do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem-asiática da soja, e o calendário de semeadura, como medida fitossanitária para racionalização do número de aplicações de fungicidas.

O vazio sanitário é o período definido e contínuo em que não se pode manter plantas vivas de soja em uma determinada área, ele pode durar em torno de 90 dias sem a cultura e sem plantas voluntárias no campo. Com o objetivo de reduzir a população do fungo no ambiente na entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

Segundo informações do Canal Rural, desde sua introdução no Brasil, a ferrugem-asiática da soja é a mais severa doença da cultura. Números dos levantamentos do Consórcio Antiferrugem, a doença pode levar a perdas de até 80%, se não for controlada.

Já os custos com o controle da ferrugem e de outras doenças para os agricultores no Brasil excedem US$ 2 bilhões por safra.

Estratégias de manejo
De acordo com a pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Godoy, as estratégias de manejo estão centradas em práticas como:

Clique aqui para conferir o calendário do Vazio Sanitário para todo o território nacional.

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias