Ex-Grêmio, Pepê joga até de lateral em Portugal e bate recorde histórico pelo Porto
Anuncie Aqui
O final de temporada no futebol português trouxe um recorde curioso para Pepê, jogador do Porto. O brasileiro, ex-Grêmio, disputou na decisão da Taça de Portugal, no final de semana, seu 55º jogo na temporada 2022/23, se tornando assim o atleta com mais partidas em uma única temporada pelo clube. Em todo ano, Pepê deixou de jogar apenas uma vez.
Pepê é hoje um jogador muito diferente de quando deixou o Grêmio, em 2021. Em meio a concorrência do ataque e a carência da lateral, o atacante tem se mostrado a cada ano mais versátil e polivalente – exemplo disso é a própria final da Taça de Portugal, vencida pelo Porto, em que o jogador foi escalado fora da posição de origem, na lateral direita.
O Porto do técnico Sérgio Conceição joga, usualmente, com uma dupla de atacantes: o artilheiro iraniano Mehdi Taremi e o brasileiro Evanílson, ex-Fluminense. Pelas pontas, onde Pepê fez seu nome no Brasil, o treinador costuma escalar Wenderson Galeno, enquanto o meia luso-brasileiro Otávio também pode cair pelo flanco.
Apesar do recorde histórico pelo Porto, esta temporada nem foi a que Pepê jogou mais vezes na carreira. E a explicação está na diferença do calendário português para o brasileiro.
Em Portugal, os clubes estão acostumados a disputar muito menos datas do que no Brasil – em grande parte a diferença está nos estaduais, mas também no campeonato nacional, uma vez que no Brasil são 20 clubes na Série A e em Portugal apenas 18 na elite.
Quando era jogador do Grêmio, Pepê chegou a fazer 57 jogos no ano de 2020, dois a mais do número que o levou ao recorde pelo Porto. Mesmo naquele Tricolor Gaúcho, Pepê nem foi o atleta com mais jogos, disputou um a menos que o goleiro Vanderlei e o volante Lucas Silva.
A critério de comparação, na temporada passada, Wellington Rato, hoje no São Paulo, e German Cano, do Fluminense, disputaram 70 jogos na temporada. O Porto, em todo 2022/23, jogou 56 vezes e Pepê perdeu um único jogo, quando foi poupado na Taça de Portugal e o técnico Sérgio Conceição escalou um time alternativo.
Antes de Pepê, o recorde de mais jogos pelo Porto em uma temporada pertencia a um grupo de oito atletas, todos empatados com 53 jogos. Entre eles estão o lendário goleiro Vítor Baía e os brasileiros Hulk, Alex Telles e Felipe (zagueiro, ex-Corinthians).
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários