Uma simples ligação resultou em um prejuízo de mais de R$ 250 mil para Eliana Miranda, servidora pública de 32 anos. Golpistas conseguiram acessar sua conta no Nubank pelo celular e realizaram diversas transações bancárias, incluindo um empréstimo de R$ 20 mil.
No total, os golpistas roubaram R$ 255.074,37 da conta de Eliana. Os valores chamaram a atenção, pois não condiziam com as movimentações habituais em sua conta. Posteriormente, descobriu-se que os golpistas haviam criado oito cartões virtuais para efetuar as compras.
O golpe no Nubank
Tudo começou por volta das 11h do dia 19 de maio, quando uma suposta funcionária, fingindo ser do time de segurança de operações do Nubank, entrou em contato com Eliana. Alegando uma tentativa de fraude em andamento, a golpista pediu que Eliana confirmasse seus dados pessoais para entrar no aplicativo do Nubank e realizar uma validação de segurança.
Desconfiada, Eliana recusou inicialmente, pois sabia que o banco não costumava fazer ligações desse tipo. No entanto, a golpista insistiu, alegando ser uma situação de emergência. Como a suposta funcionária já possuía todos os dados de Eliana, ela acabou cedendo.
Ao clicar em um item na plataforma do Nubank, Eliana foi redirecionada para uma tela desconhecida e um arquivo foi baixado automaticamente. Em seguida, foi solicitada a validação facial e biométrica na aba de segurança do aplicativo do banco. Após esse procedimento, a tela do celular ficou escura.
Ao clicar em um item na plataforma do Nubank, Eliana foi redirecionada para uma tela desconhecida e um arquivo foi baixado automaticamente. Em seguida, foi solicitada a validação facial e biométrica na aba de segurança do aplicativo do banco. Após esse procedimento, a tela do celular ficou escura.
Contestação no banco
Durante a ligação, a golpista informou que os golpistas já haviam realizado um empréstimo de R$ 20 mil, mas que todas as operações seriam desconsideradas. Pouco depois, Eliana recebeu um e-mail do Nubank confirmando a liberação do dinheiro do empréstimo. Ao entrar novamente no aplicativo do banco, ela percebeu que suas economias haviam desaparecido.
Após conseguir acesso ao aplicativo novamente, Eliana relatou a situação para um funcionário do banco por meio do chat. Foram realizados os procedimentos padrões de bloqueio da conta, e o caso foi encaminhado para o “time de segurança”. Eliana contestou as operações realizadas no cartão de crédito, mas o Nubank considerou que não houve fraude.
Na Justiça
Desesperada, Eliana registrou um boletim de ocorrência online e posteriormente foi à delegacia, porém, recebeu poucas informações sobre a possibilidade de solucionar o caso. Diante disso, ela decidiu entrar com uma ação na Justiça buscando a anulação do empréstimo e uma indenização por danos morais e materiais no valor total de R$ 275 mil.
Até o momento, Eliana obteve uma liminar que suspende o pagamento da fatura do cartão de crédito e das parcelas do empréstimo. No entanto, o banco alega não ter sido intimado da decisão judicial nem ter conhecimento do processo em andamento.
Nota do Nubank
Confira abaixo:
“O Nubank não foi oficialmente intimado da decisão judicial ou do processo em curso. É importante ressaltar que, paralelamente, a empresa segue investigando detalhadamente o caso para tomar eventuais medidas cabíveis, se aplicáveis. Por questões de sigilo bancário, não é possível comentar o caso específico. A empresa se manifestará diretamente com a cliente via canais oficiais de atendimento quando concluir a análise interna e/ou no âmbito do processo judicial no momento propício. Investimos continuamente em ferramentas preventivas, canais de suporte e monitoramento do uso de seus serviços para proteger a experiência de seus clientes. A empresa também promove constantemente uma série de iniciativas com dicas de segurança e alertas sobre golpes para dificultar que incidentes dessa natureza ocorram.”
Com informações do Uol
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