Em um contexto político que constituía o programa “Carro Popular”, as ruas dos anos 1990 ganharam veículos mais baratos, pois entrava em cena um incentivo do governo para redução dos custos de produção e venda de automóveis. Dessa forma, alguns modelos tornaram-se mais baratos para a classe média e as camadas mais baixas da população brasileira.

Se o Fusca fosse lançado hoje, custaria R$ 80 mil; entenda!
Carro popular: com a inflação, quanto custaria hoje um Celta dos anos 2000?
Passado elétrico: em 1900, elétricos eram 38% dos veículos vendidos; entenda o que deu errado

No entanto, a medida que mais marcou esse programa transformou os modelos e as preferências dessa época. Afinal, ela estipulava uma redução de impostos sobre veículos de pequeno porte e, assim, o governo concedeu incentivos fiscais às empresas montadoras de veículos que produzissem carros com motores de menor cilindrada. Alguns modelos entraram no mercado nacional e no coração de muitos brasileiros até hoje. Quer saber quais são eles? Confira, neste artigo quais eram os carros mais acessíveis nos anos 1990.

Conheça os 5 modelos mais baratos de carros populares dos anos 90

Com preço de mercado que recebia o incentivo do governo, os carros com menos cilindradas e de modelos menores enchiam os olhos dos brasileiros. Desde o famoso Fusca 1600, até o querido gol 1000, os carros populares ganharam em 1990, não só o bolso mais paixão nacional da época, algumas perduram até hoje, por sinal.

Dessa forma, preparamos uma seleção com os 5 modelos de carros pupulares que marcaram história não só com os preços baixos, mas também, com beleza, qualidade e originalidade. Então, aperte os cintos e vamos de volta no tempo para ver essas relíquias.

Fiat Uno Mille

Carro em preto e branco
Fiat Uno Mille Divulgação/Instagram Fiat BR

Em 1990, a Fiat foi a primeira a aproveitar o programa do governo Itamar Franco para redução de impostos e criou o seu Uno Mille 1.0 com 48 cv de potência. Lançado em agosto de 1990, custava 625 mil cruzeiros. O seu preço corrigido pelo IPCA seria de R$ 51, 3 mil. Em dezembro de 1994, o valor do Uno equivalia a R$ 8.139, valor que, corrigido, seria R$ 56.249,64. E dessa forma, o modelo abriu as portas dos carros populares no Brasil.

Fusca 1600

Em 1994, o Fusca 1600 era a grande estrela do momento, sendo o carro popular mais vendido do Brasil. Seu valor tabelado era de R$ 6.743, o que equivale a R$ 62.171,13 corrigidos pelo INPC. Conhecido popularmente como “Bizorrão”, o Fusca 1600 foi um dos modelos de fuscas mais especiais que a Volkswagen já produziu, uma série única que conquistou muitos corações.

Chevrolet Corsa

Há 29 anos, em fevereiro de 1994, era lançado outro modelo que foi gerado pelo incentivo de tributação do governo Itamar Franco, o Chevrolet Corsa 1.0. O valor de mercado na época do modelo era equivalente a R$ 7.350,00. Com um desenho moderno entre os carros populares, o modelo do corsa hatch havia deixado para trás as linhas retilíneas, chegando com curvas e aspecto mais divertido.

Ford Escort Hobby

No final de 1993, a Ford apresenta à imprensa o seu primeiro modelo de 1000 cilindradas, o Ford Escort Hobby 1.0. Seu ótimo acabamento foi uma repaginada certeira da sua versão anterior, mais espartana. Além disso, tinha um espaço interno maior e usava o mesmo motor do VW Gol, o AE-1000, no entanto, era instalado em uma posição diferente, na transversal. Na época, o Ford Escort Hobby era uma ótima opção entre os carros populares e era adquirido pelo equivalente a R$ 7.386,00.

Gol 1000

Esse não poderia passar despercebido da lista dos carros populares, não é mesmo? Afinal, se tem um carro que carrega o ranking dos populares até os dias de hoje no Brasil, esse é o gol com toda certeza. E foi em 1993 que o modelo 1.0 entrou em cena para fazer história entre os carros acessíveis, apesar de já se o carro mais querido do Brasil desde os anos 80.

E você, gostou da nossa lista de carros populares dos anos 90? Qual desses modelos entraria na sua garagem?