A Secretaria da Saúde de São Paulo fez um alerta sobre o envenenamento por acidentes com taturana. A pessoa que tiver contato com o inseto pode desenvolver um quadro hemorrágico grave.
Ainda que o número de casos no Estado esteja bem abaixo em relação ao resto do país, nos primeiros três meses de 2023, São Paulo registrou mais de 70% do total de envenenamentos do ano anterior.
Para quem tem pressa
Em um caso recente, um homem de 73 anos precisou ficar internado na UTI do Hospital Regional do Vale do Paraíba, Taubaté, após apresentar complicações pelo contato com uma taturana. O idoso ficou internado por 19 dias antes de evoluir para um quadro estável. A Secretaria de Saúde de São Paulo recomenda atenção em regiões arborizadas, onde o inseto costuma aparecer.
Envenenamento e sintomas
A pessoa pode ser envenenada ao tocar as cerdas espinhosas que cobrem o corpo da lagarta. O contato leva a lesões na pele, incluindo dor, inchaço e bolhas na região. Mas, também, pode gerar dor de cabeça, ansiedade, náusea, vômito e, com menos frequência, dor abdominal, hipotermia e pressão baixa.
Em casos mais graves, o indivíduo desenvolve um quadro de hemorragia interna e precisa receber soroterapia intravenosa.
Com informações de Secretaria da Saúde de São Paulo.
Fonte: Olhar Digital
Comentários