A versão beta do WhatsApp experimenta a possibilidade de enviar fotos em alta resolução (aquelas imagens pesadas). Porém, o recurso ainda conta com compressão do algoritmo do aplicativo.

Para quem tem pressa:

Para começar, a qualidade alta precisa ser ativada no menu de edição da foto (aquele que aparece antes de enviar a mídia). A opção fica na parte superior da tela, com a sigla “HD”.

Ao tocar no botão, a versão beta do WhatsApp mostra as qualidades disponíveis. São elas: “Standard quality” (“Qualidade padrão”, em tradução livre) e “HD quality” (“Qualidade em alta definição”). Abaixo de cada opção, o app mostra a quantidade de pixels que a imagem tem nas respectivas qualidades.

Quando o arquivo está em alta resolução, será etiquetado com o símbolo “HD” no canto inferior esquerdo. É, basicamente, o que o aplicativo já faz para sinalizar GIFs, por exemplo.

Compressão do WhatsApp Beta

Ícone do WhatsApp com número um vermelho no canto superior direito ao lado de ícone do Instagram numa pasta do iPhone
(Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock)

Apesar da versão beta do WhatsApp permitir envio de imagens em alta, elas ainda passam por compressão. Isso porque o app ainda usará algoritmos para reduzir o tamanho do arquivo – neste caso, ele atua sobre os dados voltados para a iluminação.

Além disso, enviar ou receber uma imagem em alta resolução requer mais dados de internet (seja 5G, 4G ou Wi-Fi). Por isso, essa opção precisa ser ativada manualmente a cada envio.

Também é importante ressaltar que essa novidade se aplica exclusivamente para fotos – ou seja, não vale para vídeos. E não há previsão para a implementação de um recurso parecido para outros formatos. Mesmo assim, você ainda pode recorrer à alternativa “Documentos” para mandar arquivos na qualidade original (veja como fazer isso).

Segundo o site WABetaInfo, que descobriu a novidade primeiro, o recurso faz parte do WhatsApp Beta para iOS na versão 23.11.0.76 e para Android na versão 2.23.12.13. A distribuição acontece gradativamente para os testadores.

Por enquanto, não há previsão para liberação das fotos em alta resolução do WhatsApp para o público geral. Contudo, uma vez que a função foi levada para testadores, não deve demorar para desembarcar na versão “normal” do aplicativo da Meta.

Com informações de WABetaInfo