Nos próximos dias, uma massa de ar frio de trajetória continental vai avançar e impactar a temperatura em grande parte do Conesul (triângulo geográfico formado por Chile, Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil).
De acordo com o site de serviços meteorológicos MetSul, a expectativa inicial é de grande choque térmico com a saída do ar quente e a chegada do ar de frio no fim de semana.
Ainda segundo a plataforma, o sistema de alta pressão atmosférica terá seu centro atuando entre a parte central da Argentina e o Rio Grande do Sul, com a área de impacto se expandindo até o sul da região amazônica, configurando o fenômeno “friagem”.
Último dia de temperaturas altas antes do inverno
Nesta sexta-feira (9), no entanto, ainda haverá aquecimento e sensação de calor. As máximas no Rio Grande do Sul poderão ficar ao redor de 30°C em cidades do oeste e dos vales. Entre o norte da Argentina, Paraguai, Bolívia e Centro Oeste as máximas poderão subir mais que nos dias anteriores e passar de 33°C.
O fenômeno responsável por fazer a transição do ar quente para o ar frio será uma frente fria prevista para cruzar o sul do Brasil entre sábado (10) e domingo (11). Essa frente fria vai avançar rapidamente, podendo gerar temporais com vendavais e chuva forte localizada.
Depois, em meados da próxima semana, a alta pressão entre os Andes e o sul do Brasil vai formar uma verdadeira corrente de ar gelado até o norte do país. Por outro lado, uma área de baixa pressão no oceano Atlântico mantém a umidade e propicia novos eventos de chuva, inclusive fortes, em parte das regiões sudeste e sul, fazendo predominar dias de frio e umidade nessas áreas.
Entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a expectativa do maior impacto desse ar frio é entre terça (13) e quarta (14). Até lá, as tardes ainda devem apresentar aquecimento e sensação de abafamento.
Por conta da atuação mais continental do ar frio, as manhãs serão frias entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A tendência é de mínimas de um dígito nessas áreas.
Em contrapartida, no sudeste, onde a umidade estará mais presente, as máximas ficarão baixas por vários dias seguidos. Modelos projetam temperatura ao redor e abaixo de 20°C a partir de terça entre o sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com previsão de chuva, a capital paulista poderá ter tardes muito frias de quarta em diante.
O ar gelado interagindo com a umidade favorece que o maior impacto do ar polar sobre parte do território brasileiro seja nas máximas. Como resultado, haverá tardes muito frias (sensação potencializada pela umidade).
Fonte: Olhar Digital
Comentários