Mercedes-Benz é a primeira montadora a receber autorização dos reguladores da Califórnia, nos Estados Unidos, para comercializar veículos com direção autônoma diretamente ao público. Com isso, a empresa alemã poderá vender ou alugar veículos com o sistema que permite dirigir sem as mãos e até sem olhar para a rodovia.

O Drive Pilot poderá ser usado sem o controle ativo de um motorista humano em rodovias designadas pelo Departamento de Veículos Motorizados do estado, que emitiu a licença nesta quinta-feira (8). Especificamente, estamos falando das rodovias na área da baía, vale central, Los Angeles, Sacramento e San Diego.

Na prática, isso significa que os motoristas podem assistir a vídeos, enviar mensagens, falar ao telefone e até jogar videogame sem observar a estrada ou ter que colocar as mãos no volante.

Antes de começar a operar, no entanto, a montadora alemã precisará atender uma série de requisitos de segurança, seguro e registro de veículos. Além disso, o motorista que desejar usar o sistema deverá obrigatoriamente assistir a um vídeo para aprender como ativar e desativar a tecnologia e conhecer os recursos dela.

Mesmo com essas medidas, o sistema da Mercedes poderá dirigir somente até cerca de 64 km/h e apenas durante o dia. Além disso, ele não funcionará em estradas municipais, zonas de construção, durante chuva ou neblina forte, locais inundados ou em qualquer outra condição climática que possa afetar o desempenho dele.

O Drive Pilot é diferente dos sistemas totalmente autônomos desenvolvidos pela Waymo, Cruise, Motional e Zoox. Esses carros foram projetados para operar em velocidades mais altas, em qualquer horário do dia, em ruas públicas e nunca se espera que o motorista assuma o controle da direção.

Ainda assim, a Mercedes utiliza uma combinação parecida para entregar um sistema de direção autônomo. Isto é, o sistema trabalha com dados de sensores (como, LiDAR, radar e câmeras) e software exclusivo.

Graças à aprovação, a Mercedes-Benz é a quarta empresa a receber uma licença de implantação de veículo autônomo na Califórnia.

Via TechCrunch.