Há um irônico contraste na Copa Libertadores. Enquanto o Brasil vive seu melhor momento na competição, com inéditos quatro títulos seguidos para o país, os brasileiros vivem também uma longa sequência de eliminações na fase de grupos do torneio. A do Corinthians é a mais recente delas, com oito anos seguidos de decepções.
O Corinthians perdeu qualquer chance de seguir para as oitavas de final da Libertadores depois de perder, fora de casa, por 3 a 0 para o Independiente del Valle. Agora, no Grupo E, resta em disputa apenas a vaga para a Copa Sul-Americana, uma vez que Argentinos Juniors e Del Valle estão garantidos no mata-mata. O Timão, por sua vez, está em terceiro, com 4 pontos, mesma pontuação do Liverpool de Montevideo – um empate na última rodada com os uruguaios dá a Sula de consolação ao Corinthians.
Em 17 participações na Copa Libertadores, esta foi apenas a segunda vez que o Corinthians caiu na fase de grupos do torneio – a primeira vez foi quando o clube estreou no torneio, em 1977. Apesar disso, nem sempre o Timão havia conseguido chegar no mata-mata do torneio, já que em 2011 e 2020 os time caiu na fase preliminar.
Mesmo que a eliminação corinthiana possa ser considerada um “vexame”, por acontecer nesta fase após 46 anos, existe um “padrão” brasileiro cada vez mais consolidado. Nas últimas oito temporadas, nove brasileiros não avançaram da fase de grupos.
Em 2022, o pior registro recente brasileiro aconteceu, com a queda conjunta de América e Red Bull Bragantino – ambos, inclusive, terminaram como lanterna dos grupos e sequer seguiram para a Sul-Americana. Antes, em 2021 caiu o Santos; em 2020 o São Paulo; em 2019 o Atlético Mineiro; em 2018 o Vasco; em 2017 Flamengo e Chapecoense; e em 2016 o Palmeiras.
A última vez que todos brasileiros avançaram para o mata-mata da Libertadores foi em 2015. Naquela temporada, Internacional, Cruzeiro, Corinthians, São Paulo e Atlético Mineiro foram para as oitavas de final, porém nenhum deles terminou como campeão. Quem fez a melhor campanha foi o Inter, que caiu na semifinal para o Tigres, do México. O River Plate foi o campeão naquele ano.
Fonte: Ogol
Comentários