Uma jornalista usou AirTags da Apple para descobrir o roubo de doações que deveriam ser entregues para a população da Turquia, desabrigada após terremotos devastadores no início de 2023.
O que aconteceu
Cerdeira foi até os locais indicados pelo aplicativo. Usando o recurso Precision Finding (Busca Precisa), conseguiu a localização exata de uma das Air Tags e encontrou o pacote de papel higiênico. Dessa forma, confirmou que o item foi colocado para revenda em um mercado de Tacuba.
O pacote de arroz estava localizado em uma escola onde um deputado mantém um banco alimentar. A jornalista não teve permissão para entrar no prédio que o pacote foi localizado.
Em resposta as descobertas de Cerdeira, o secretário do Governo da Cidade do México, Martí Batres Guadarrama, postou um vídeo afirmando que os alimentos arrecadados em Zocálo, na Cidade do México, são entregues à Secretaria de Defesa Nacional (Sedena).
Respecto al acopio de artículos de primera necesidad para los damnificados de Turquía, lo recaudado se entregó a @SEDENAmx y esta a aquel país. Respecto al reporte de @PamCerdeira daremos vista a Contraloría para que investigue. pic.twitter.com/eZZDZt5Jcl
— Martí Batres (@martibatres) June 7, 2023
O secretário também disse que a Controladoria Geral do Governo da Cidade do México realizará investigações sobre o caso.
Fonte: Olhar Digital
Comentários