Duas empresas espaciais de Colorado fizeram demissões na semana passada. Os desligamentos aconteceram na Ursa Major, fabricante de foguetes e na Orbit Fab, uma startup de serviço de reabastecimento para espaçonaves.

De acordo com a CNBC, uma fonte familiarizada ao assunto disse que a empresa dispensou 27% de seus funcionários, cerca de 80 pessoas. A empresa tinha cerca de 300 funcionários antes das demissões.

Em comunicado, a empresa disse que as demissões fazem parte de um “realinhamento da força de trabalho”.

Queremos reconhecer as contribuições de todos os atuais e ex-profissionais da Ursa Major. Seus esforços e conquistas não podem ser exagerados, e apreciamos profundamente os avanços no espaço e na propulsão hipersônica que eles ajudaram a tornar possível.

A Orbit Fab disse que 10 pessoas foram demitidas nesta semana, após a reestruturação, a empresa contará com cerca de 50 funcionários.

Nossa estratégia refinada permitirá que a Orbit Fab atenda melhor à demanda crítica e crescente de infraestrutura de reabastecimento no espaço para mercados e missões comerciais e governamentais.

Adam Harris, diretor comercial da Orbit Fab.

O setor espacial tem passado por dificuldades de financiamento. No primeiro trimestre de 2023, foi o menor período de investimento desde 2015, de acordo com a Space Capital.

A última vez que a Ursa Major levantou dinheiro foi em outubro de 2022, com uma rodada de US$150 milhões. Enquanto a Orbit Fab conseguiu levantar US$29 milhões em abril.

Com informações de CNBC e TechCrunch.