Por Marcia Byrne, Managing Director para América Latina na IAS
O Dia dos Namorados está chegando, dia de celebrar o amor, o companheirismo e todo tipo de relacionamento. O dia 12 de junho, escolhido por causa das comemorações em homenagem a Santo Antônio (13 de junho), conhecido como o “santo casamenteiro”, é aguardado não só pelos namorados, mas também pelo comércio, por ser a terceira data mais importante para os varejistas, atrás do Natal e do Dia das Mães. Segundo a eMarketer, em 2022, 94% dos internautas brasileiros planejavam comemorar o Dia dos Namorados – mais do que qualquer outro país do mundo.
Afinal, com as comemorações de amor e relacionamentos vem a vontade de mostrar aquele carinho, seja com um voo de ida e volta, morangos cobertos com chocolate ou um novo par de tênis para aquela pessoa especial em sua vida.
Uma pesquisa da Fecomércio apontou que o brasileiro gasta, em média, até R$ 140 para presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O público, composto por pessoas de todas as idades, se divide entre os que preferem o pagamento à vista e os que pretendem parcelar, mas ambos têm uma característica em comum: esperam preços baixos, sorteios, serviços exclusivos para a data e decoração temática dos ambientes, especialmente restaurantes.
Para conquistar os apaixonados, é preciso criatividade para mostrar vantagens, sair do óbvio e fazer o cliente pensar em novos produtos como possíveis presentes para o parceiro. À medida que os consumidores começam a gastar em preparação para as celebrações ao longo do ano, os profissionais de marketing precisam garantir que suas mensagens cheguem aos consumidores e causem um impacto positivo.
Dia dos Namorados: aproveite ao máximo
Feriados e datas comemorativas, como mencionados acima, oferecem às empresas uma oportunidade de ativações em ocasiões especiais que têm muito valor sentimental para muitos consumidores. Romance e relacionamentos são forças poderosas, principalmente nos domínios do consumismo e das compras.
Mas, não basta colocar alguns corações e flores em sua próxima campanha publicitária. A tecnologia de publicidade evoluiu para nos permitir capturar uma imagem completa do significado de um determinado feriado no sentido consumista, para que uma marca tenha todas as oportunidades de se conectar com seu público-alvo.
Qual é a solução? Segmentação contextual. Por exemplo, a IAS oferece segmentos contextualmente relevantes que permitem que os profissionais de marketing de vários setores direcionem melhor os compradores online à medida que investem nesta data comemorativa. De viagens a ursinhos de pelúcia, os segmentos contextuais ajudam a aliviar o estresse de causar um impacto real nos consumidores.
Essa ferramenta também significa que não há necessidade de cookies. Esse método coloca a segurança do consumidor em primeiro plano nas campanhas publicitárias inteligentes, sem sacrificar nenhuma oportunidade de capitalizar as tendências de compra do consumidor.
Segmentação de anúncios aumenta alcance das marcas
É natural que o conteúdo preparado para o Dia dos Namorados seja permeado de corações, textos românticos e fotos de casais em lugares paradisíacos. No entanto, para as marcas, é fundamental analisar os contextos que seus anúncios estarão próximos, mesmo que pareçam inofensivos apenas por estarem relacionados à festividade.
É por isso que é importante que existam nichos de segmentação de anúncios, para que as marcas possam colher o máximo de benefícios e, ao mesmo tempo, selecionar onde seus anúncios serão exibidos. As estratégias de controle de contexto pre-bid da IAS oferecem tranquilidade aos compradores programáticos em grande escala. Ou seja, eles podem expandir o alcance de sua campanha sem diluir a eficácia de seus anúncios, mantendo-os adjacentes a um conteúdo seguro e relevante. Automaticamente.
Entre os produtos mais procurados pelos casais no Dia dos Namorados estão os segmentos de vestuário, calçados e acessórios. Assim, para garantir o sucesso das vendas, os varejistas precisam estar atentos aos nichos com melhor desempenho para o sucesso da campanha em relação à data.
Quando você pensa sobre isso, há muita coisa envolvida no Dia dos Namorados. Algumas pessoas fazem viagens com entes queridos, outras optam por presentes mais simples, jantares e doces. Mas uma seleção abrangente de segmentos contextuais capacita os mercados a criarem campanhas adequadas à marca, ao mesmo tempo em que evita que seus anúncios sejam exibidos em contextos irrelevantes e, é claro, inseguros.
O varejo brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, e datas como o Dia dos Namorados chamam a atenção e são um ponto forte para campanhas publicitárias de grandes marcas. No entanto, é fundamental que os contextos sejam analisados para que as propagandas não sejam vinculadas a conteúdos maliciosos que possam prejudicar a relação com o consumidor. A beleza que empresas de tecnologia, como a IAS, fornecem a seus clientes é que elas ajudam as empresas a encontrar o equilíbrio lucrativo entre a segurança e a adequação da marca.
Fonte: Olhar Digital
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