A atualização mais recente do WatchOS, sistema operacional do Apple Watch, virá recheada de recursos para esportistas. Chamado de WatchOS 10, o software foi apresentado durante o WWDC 2023 e chegará nesta primavera nos relógios a partir do Apple Watch Series 4.

Em resumo, os novos recursos permitem que você acompanhe de maneira mais detalhada e contínua seu condicionamento físico tanto pelo smartwatch, quanto pelo iPhone.

O recurso “zonas de energia”, que já está disponível para corredores, chegará também para ciclistas. Essa ferramenta lê a frequência cardíaca durante o treino e calcula sua zona de energia de forma personalizada, informando sua zona atual e quanto tempo você passou nela. Com isso, quem treina consistentemente pode medir e melhorar o desempenho de forma mais assertiva.

Além dessa novidade, aqueles que gostam de pedalar também terão acesso a outros recursos. O novo software detecta quedas, mede calorimetria para e-biking, fornece lembretes de treino e ainda informa a velocidade, cadência e a zona de energia do treino.

Além disso, os treinos de ciclismo aparecerão automaticamente no iPhone. Ou seja, o usuário poderá ver as métricas diretamente no visor do celular com as mãos livres – o que será ainda mais prático para aqueles que têm um suporte para o aparelho no guidão da bicicleta.

Se você tiver acessórios de ciclismo equipados com Bluetooth – como medidores de potência, sensores de cadência ou sensores de velocidade –, você poderá conectá-los ao smartwatch.

Golfistas e tenistas que tenham o Apple Watch Series 8 ou Apple Watch Ultra também vão se beneficiar da atualização. Nesses gadgets, o software permitirá que sensores de movimento leiam as mudanças de velocidade e aceleração quando você balançar uma raquete de tênis ou taco de golfe. Especificamente para tenistas, esse sensor também poderá ler a pronação do pulso.

A atualização do WatchOS 10 também trará recursos de segurança e navegação. O primeiro, é uma mudança no aplicativo Bússola, que incluirá uma ferramenta para estimar o último local em que você esteve com sinal de celular em caso de emergência.

O segundo, é a inclusão de uma visualização detalhada da elevação no caminho, usando informações do altímetro. Quem mora nos Estados Unidos, poderá obter um novo mapa topográfico, com ainda mais detalhes do percurso.

Via CNET.