O Mapa da Identidade e da Fraude, realizado pela CAF, mostra que os serviços financeiros, incluindo bancos, fintechs, empresas de crédito e de pagamento, estão no foco dos fraudadores. Os dados são dos três primeiros meses do ano.

Além disso, o levantamento mostra um aumento na taxa de golpes realizados no segmento de mobilidade.

Setores mais atacados

Principais fraudes realizadas

O levantamento mostra que as práticas mais usadas em fraudes digitais são de:

Cibersegurança: cuidados com dispositivos IoT no cenário de trabalho remoto
Pesquisa traz os perfis mais comuns de vítimas de fraudes. Imagem: Thapana_Studio (Shutterstock)

Regiões mais atacadas pelos criminosos

Os três estados que mais concentraram números de tentativas de golpes no primeiro trimestre de 2023 são da região Sudeste: São Paulo (27%); Rio de Janeiro (15%); e Minas Gerais (8%).

Pará e Bahia completam a lista dos cinco Estados com maiores taxas de tentativas com 6% e 5%, respectivamente.

Homens são os principais alvos das fraudes

Os homens são vítimas mais comuns: 61% dos casos. Apesar do índice elevado, houve uma queda de 4% na comparação com o relatório anterior.

Na segmentação por setores, o público masculino se mantém o como o principal alvo de ataques nas fraudes de serviços financeiros (61%), comércio eletrônico (67%) e mobilidade (72%).

Faixas etárias mais atacadas

Os dados do primeiro trimestre também indicam que as faixas etárias que registraram maior volume de fraudes são aquelas das pessoas em idade economicamente ativa (13%), entre 24 e 39 anos. Este padrão se repete no setor de serviços financeiros (13%), mas muda no setor de mobilidade (20%), onde o pico de fraudes está na faixa entre 44 e 49 anos. Já no setor de comércio eletrônico, a faixa etária mais comum das vítimas é entre 34 e 39 anos (25%).

Por outro lado, a análise percentual dos dados também traz taxas de fraudes mais elevadas (3,08%) no grupo de mais de 60 anos, sugerindo que os fraudadores também estão de olho em consumidores mais velhos.