Os veículos elétricos modernos não são muito práticos para corridas de resistência devido aos longos tempos de carregamento, mas a Toyota pode ter uma alternativa.

Sua unidade Gazoo Racing revelou o GR H2 Racing Concept, projetado para competir na nova categoria de carros movidos a hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans.

A montadora não está divulgando especificações, mas o apelo é claro: este é um carro livre de emissões que pode passar mais tempo correndo e menos tempo reabastecendo.

Toyota e o automobilismo com emissões zero: um caso de amor

A montadora não é estranha ao automobilismo de emissões baixas e zero. A marca tem trabalhado com um Corolla com motor a hidrogênio na Super Taikyu Series do Japão desde 2021, e seu hipercarro híbrido GR010 conquistou os dois primeiros lugares do pódio geral em Le Mans do ano passado. Um carro movido a hidrogênio como o GR H2 é realmente uma extensão da estratégia da empresa.

Momento de transição

O anúncio chega em momento delicado para a Toyota. A marca está mudando seu foco para os veículos elétricos após anos resistindo ao segmento em favor dos carros híbridos e movidos a hidrogênio.

Ao mesmo tempo, o novo CEO, Koji Sato, quer ter certeza de que o hidrogênio continua sendo “opção viável”. O GR H2 pode ser dica de como a Toyota enfrenta esse dilema: pode continuar usando hidrogênio em categorias onde paradas rápidas são importantes, como corrida e caminhões, enquanto corteja mercado de carros de passeio que insiste em EVs como o bZ4X e o Lexus RZ.

Com informações de Engadget