Nesta segunda-feira (12), acontece a cerimônia de repatriação do fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, levado ilegalmente do Brasil há quase 30 anos e devolvido ao país no último domingo (4). A solenidade será no prédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), às 17h (pelo horário de Brasília).

Representação artística do dinossauro Ubirajara jubatus. Crédito: Bob Nicholls / Paleocreations.com 2020

Relembre o caso:

De acordo com um comunicado divulgado pelo MCTI, estarão presentes na cerimônia a ministra Luciana Santos, autoridades da Alemanha, representantes do governo do Ceará, membros e pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), além de paleontólogos envolvidos na campanha de recuperação do fóssil.

Fóssil de dinossauro repatriado passa por vistoria

Segundo o site cearense O Povo, assim que chegou ao Brasil o fóssil foi vistoriado por representantes do MCTI, do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), da Embaixada da Alemanha no Brasil e da URCA. O objetivo da vistoria era atestar se o fóssil repatriado estava bem tratado. 

Duas placas de pedra Cariri nas quais ficaram impressas marcas do dinossauro Ubirajara jubatus. Crédito: Raul Vasconcelos (ASCOM/MCTI)

Foram recebidas duas placas de pedra Cariri nas quais ficaram impressas marcas do dinossauro, que tinha o tamanho de uma galinha. A primeira placa pesa cerca de 11,5 kg e mede 47 cm x 46 cm x 4 cm, enquanto a segunda tem 8 kg, com dimensões de 47 cm x 46 cm x 3 cm.

A data para chegada do fóssil ao MPPCN ainda será marcada.