Silvio Berlusconi, com um histórico de conquistas em seus tempos como proprietário do Milan, morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, de complicações de um quadro de infecção pulmonar e leucemia. Ex-primeiro-ministro da Itália, Berlusconi teve uma vida sempre próxima ao futebol italiano e era atualmente dono do Monza.
Figura importante na política italiana, e também polêmica, Silvio Berlusconi ficou conhecido internacionalmente no mundo do futebol por ter sido diretamente responsável por dois dos maiores esquadrões da história do Milan. Berlusconi assumiu o controle do time rubro-negro em 1986, contratou Arrigo Sachi em 1987 e deu início à era dos “Imortais”.
O time de Arrigo Sacchi revolucionou o futebol no fim da década de 80 e início dos anos 90. O Milan foi a grande equipe daquela geração, com o bicampeonato europeu em 89 e 90. Relembre mais sobre o Esquadrão de Sacchi na nossa enciclopédia.
O Milan ainda teve uma segunda era de sucesso, com Fabio Capello e “Os invencíveis”. O então jovem Paolo Maldini passou pelas duas fases, e foi o símbolo rossoneri durante o tempo de Berlusconi, que chegou ao fim em 2017 com a venda do clube a um grupo chinês.
Berlusconi manteve-se sempre próximo do futebol. O Monza foi o seu mais recente projeto. O modesto time subiu pela primeira vez à elite em 2022/23 com o político italiano como proprietário. Os investimentos fizeram a equipe passar por uma ano de estreia sem pensar em luta contra o rebaixamento, com nomes conhecidos no Brasil, com Carlos Augusto, ex-Corinthians, Marlon Santos, ex-Fluminense e Barcelona, e o espanhol Pablo Marí, ex-Flamengo.
Fonte: Ogol
Comentários