Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Singapura revelou que o chatbot da OpenAI teve resultados melhores que candidatos humanos no exame clínico simulado de Obstetrícia e Ginecologia (O&G). A prova é usada para avaliar a elegibilidade dos candidatos para se tornarem especialistas no tema.
Para quem tem pressa:
Conforme relata o Medical Xpress, cada estação do exame tem um tempo de 10 minutos para ser finalizada e apresenta um cenário médico com informações necessárias para que o candidato tome uma decisão clínica.
Nos exames OSCEs, o candidato deve articular um plano de cuidados do cenário demonstrando habilidades como comunicação, coleta de informações, aplicação de conhecimento clínico e segurança do paciente dentro do prazo estabelecido.
A pesquisa demonstrou que o ChatGPT é capaz de superar humanos em áreas de conhecimento como gerenciamento de parto, oncologia ginecológica e cuidados pós-operatórios.
Apesar dos bons resultados, foram identificadas algumas limitações do ChatGPT, como a falta de conhecimento étnico local, falta de referências e dados atualizados.
Mahesh Choolani, co-autor do estudo, analisa que o ChatGPT pode ser um recurso viável para orientar a educação médica e possivelmente fornecer “suporte adjunto para atendimento clínico em tempo real”.
Com informações de Medical Xpress.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários