O DNS (Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios) é o sistema que converte os nomes de domínio de sites em valores numéricos, para que possam ser encontrados e carregados em um navegador da internet.

Em outras palavras, um DNS preenche a lacuna de comunicação entre as pessoas e os computadores, fazendo a correspondência entre os nomes de domínio e seus respectivos endereços IP. 

O que é DNS?

Todo dispositivo conectado à Internet tem seu próprio endereço IP, um código único de identificação, como 320.13.72.139 ou 5r01:23r2:l013::bo15:851a:ee1a, usado por outros dispositivos para localizá-lo. 

Pessoa usando o computador. Foto: Arpad Czapp/Unsplash
Pessoa usando o computador. Foto: Arpad Czapp/Unsplash

Como as máquinas não entendem nomes, e como seria impraticável que os usuários memorizassem diversas séries numéricas, os servidores de DNS permitem que as pessoas insiram palavras nos navegadores, localizando o endereço IP para que o computador acesse o site.

Por exemplo, se alguém digitar “olhardigital.com.br” em um navegador, um servidor ligará esse nome (URL) ao endereço IP correspondente. Quando o endereço IP adequado é encontrado, as informações são enviadas de volta ao navegador e a página é carregada.

As URL também são únicas, ou seja, sites diferentes não podem ter a mesma URL. No entanto, URLs diferentes podem levar ao mesmo site. Além disso, sites muito populares, como o Google, tem vários endereços IP que podem ser usados simultaneamente para evitar um acúmulo de tráfego.

Esse sistema não apenas mantém os registros de qual nome de domínio de site corresponde a qual informação de endereço IP, mas também controla quais servidores um usuário pode acessar.

navegador google chrome
Reprodução: Firmbee.com/Unsplash

Para que tudo isso funcione, a INCANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), serviço internacional e sem fins lucrativos, coordena e atribui os nomes de domínio aos endereços IP, mantendo a internet “estável e interoperacional” e evitando conflito. 

Como o DNS funciona?

Uma URL digitada pelo usuário passa por quatro servidores para que o endereço IP seja fornecido. Esses servidores, localizados em todo o mundo para aumentar a velocidade do processamento de solicitações, trabalham em conjunto para obter o endereço IP correto:

Servidores. Foto: Taylor Vick/Unsplash
Servidores. Foto: Taylor Vick/Unsplash

Todo o processo de consulta aos vários servidores leva uma fração de segundo e geralmente é imperceptível para o usuário. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!