Uma Copa do Mundo, dois títulos de Ligas dos Campeões no currículo, elogios públicos de Pep Guardiola… Conseguem adivinhar de quem estamos falando? Provavelmente não. O jogador em questão é o goleiro Scott Carson, que se tornou uma figura “cult” do futebol inglês aos 37 anos.
Carson, para quem não sabe, está no Manchester City há quatro temporadas. Em longos períodos foi o reserva direto de Ederson, dono absoluto do posto debaixo das traves. Durante todo esse tempo, a “sombra” do brasileiro fez apenas duas partidas. Quando renovou o contrato com os Citizens por mais uma temporada, no último mês, chegou a ser chamado de “goleiro mais sortudo da história” na Inglaterra. Mas a descrença de parte da mídia não impediu a manifestação de contentamento dos companheiros de equipe, como Jack Grealish na postagem abaixo.
😍😍😍😍🐐🐐🐐🐐 best news ever https://t.co/oz4bBljRXN
Ironias à parte, Scott Carson está longe de ser apenas uma boa companhia no vestiário. O goleiro veterano tem longa história no futebol inglês, com certo destaque, e já vestiu a camisa da seleção na base e nos profissionais.
O início de carreira de Scott Carson foi ao mesmo tempo promissor e surpreendente. O goleiro chegou à base do Leeds United em 2002, um ano depois defendia a seleção sub-21 e, em janeiro de 2005, transferiu-se para o Liverpool com um contrato lucrativo. Carson, à época da mudança, tinha apenas três jogos como profissional.
Aposta para o futuro, o jovem Scott Carson ainda teve tempo de marcar seu nome na história dos Reds em um semestre. Participou de apenas cinco jogos, mas em um deles ajudou o time a avançar para as semifinais da Liga dos Campeões com vitória de 2 a 1 sobre a Juventus, nas quartas, como titular. O goleiro estava no banco quando o clube protagonizou o “Milagre de Instambul”, com o título sobre o Milan depois de sair perdendo por 3 a 3 – Dudek era o titular.
Scott Carson não vingou no Liverpool por conta da concorrência e passou por uma série de empréstimos. Ainda assim, conseguiu uma vaga na seleção principal e foi convocado para a Copa do Mundo de 2006. Acompanhou do banco a campanha da Inglaterra.
Com mais de 500 jogos na carreira, muitos deles na elite da Inglaterra ou da Turquia, onde atuou no Bursaspor, seria injusto dizer que Scott Carson não cumpriu com as expectativas do início de carreira. Mesmo no City, onde atua desde 2019, o goleiro sempre contou com a confiança de Pep Guardiola.
“Ele é muito importante nos bastidores. As pessoas o escutam”, explicou Guardiola sobre a liderança quase invisível do veterano.
De fato, quando City e Inter de Milão entraram em campo para decidir a Liga dos Campeões, neste sábado, apenas um atleta convocado sabia o que era levantar o troféu mais cobiçado da Europa. E como a sorte parece sorrir para Carson, agora são duas taças…
Fonte: Ogol
Comentários