Paul McCartney, um dos integrantes da famosa banda de rock Os Beatles, contou durante entrevista ao programa Today, da BBC Radio 4, que está usando inteligência artificial para criar “a música final dos Beatles” com a participação da voz de ninguém menos que John Lennon, ex-integrante do grupo que morreu em 1980. 

De acordo com informações do G1, McCartney explicou que a tecnologia extraiu a voz de Lennon de uma gravação antiga, entregue a ele pela viúva de Lennon, Yoko Ono. Embora não saiba o nome da canção, já que a fita cassete continha várias músicas do beatle, McCartney acredita que seja de uma composição de 1978, chamada “Now And Then”. 

Foi uma demo que John tinha na qual trabalhamos e acabamos de terminar. Será lançado este ano. Conseguimos pegar a voz do John e torná-la pura por meio dessa IA. Então pudemos mixar o álbum como você faria normalmente.

Paul McCartney sobre o uso de IA no Today. 

O cantor e multi-instrumentista acrescentou que o hit deve compor o novo e último álbum da banda, que será lançado ainda este ano. “Tudo isso é meio assustador, mas também animador porque é o futuro”, acrescentou. 

Lennon e McCartney formaram uma das duplas de artistas compositores mais célebres da história da música, tornando Os Beatles a banda de maior sucesso comercial na história da música popular.  

Hoje, aos 81 anos, McCartney tem se dedicado não apenas ao último álbum do grupo, como também a divulgação de seu novo livro que conta a história dos Beatles por meio de fotografias. São 275 imagens próprias tiradas nos bastidores durante o auge da banda britânica, período entre as décadas de 1960 e 1970. 

Com informações do G1 e Estadão