Com a integração entre os softwares da OpenAI, dona do ChatGPT, e a da Microsoft, a desenvolvedora teria alertado a big tech sobre as possíveis falhas que mecanismo de busca Bing poderia ter. O Wall Street Journal relatou que a startup avisou sobre os riscos de integrar o GPT-4 e de usá-lo em um novo chatbot de IA tão rapidamente.

O que a Microsoft fez

Parceria OpenAI e Microsoft

O WSJ também relatou que, apesar de as duas empresas agora trabalharem juntas, ainda há tensões no que diz respeito à corrida pelos avanços em IA.

Antes do lançamento do ChatGPT no ano passado, a startup havia notificado a big tech, que estaria ansiosa. Agora que estão unidas, as duas seguem a parceria, mas conflitos nos bastidores seguem aparecendo.

Isso porque a Microsoft está usando tecnologia da OpenAI no Bing e outros produtos, como Azure, Office e Windows. Porém, ambas as companhias estão investindo separadamente em produtos e serviços de API e pesquisa.

Até o Bing AI compete com o ChatGPT.

Microsoft anuncia novas versões do Bing e Edge com recursos do ChatGPT
Integração entre MIcrosoft e OpenAI tem seus altos e baixos para as empresas (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Compra da OpenAi?

Em contato com o site Wired, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, se esquivou de responder se a empresa estaria tentando comprar a OpenAI ou se já tentou algum dia.

Ele comentou a competição entre as companhias:

Senti que a OpenAI estava buscando o mesmo que nós. Então, em vez de tentar treinar cinco modelos de fundamentos diferentes, eu queria um fundamento, tornando-o uma base para um efeito de plataforma. Então nós fizemos uma parceria. Eles apostam em nós, nós apostamos neles.

Satya Nadella

Com informações de The Verge, Wall Street Journale Wired

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!