A NASA planeja lançar no início da década de 2030 uma sonda com destino a Urano, e mesmo ainda não tendo nem o sinal verde para sair do papel, as sugestões de nomes para a missão já surgiram no Twitter, e não é possível levá-las a sério.
Recorrer à opinião pública para nomear missões científicas não é bem uma coisa nova. Em 2016, o Conselho de Pesquisa Natural Ambiente, da Grã-Bretanha, abriu uma campanha para batizar um navio científico, que iria realizar pesquisas no Oceano Antártico. O público votou para que ele fosse chamado de Boaty McBoatface, que em português seria algo semelhante à Barquinho Cara de Barco. No final, o nome acabou não indo para frente.
Batizando a sonda
Agora, nessa missão com destino à Urano, a consulta não é oficial, mas ainda sim o público interagiu bastante para batizá-la depois que o perfil do Twitter da Ice Giant Missions perguntou aos seus seguidores como ela deveria ser chamada.
A imagem da publicação, simula a aparência oficial de um comunicado, o que provavelmente fez com que os usuários pensassem se tratar realmente de uma consulta pública feita pela NASA. No entanto, em nenhum portal da agência é possível encontrar essa informação.
Algumas das sugestões feitas pelo público e publicadas depois pelo perfil, até levam em consideração o gosto da NASA em usar acrônimos, como ANUS (Advanced New Uranus Space mission), que significa Missão Espacial Nova Urano Avançada, e RECTUM (Research Education Charging Towards Uranus Mission), Pesquisa Educativa Carregando Rumo à Missão de Urano.
Entre as sugestões chegou até mesmo a aparecer Proby McProbeface, Sondinha Cara de Sonda. Apesar da grande maioria dos nomes não serem sérios, existem alguns que até fazem sentido com o objetivo da missão, como Odin, responsável por derrotar os gigantes de gelo na mitologia nórdica, e Boreas, deus grego do vento do norte e portador do inverno.
Missão a Urano
A missão para Urano, ainda é somente um projeto da NASA chamado de Uranus Orbiter and Probe, que possui como objetivo passar vários anos orbitando o gigante gelado e até mesmo, mandar uma sonda através de sua atmosfera, até sua superfície, podendo mostrar mais sobre a composição do planeta.
Por ainda não ter sido aprovada, a missão continua sem nome. Mas se você quer realmente batizar alguma coisa pode tentar nomear um dos exoplanetas a ser explorado em breve pelo Telescópio Espacial James Web, como Planetinha Cara de Planeta.
Fonte: Olhar Digital
Comentários