Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Algoz do Brasil brilha, Croácia bate Holanda na prorrogação e está na final

14/06/2023 às 17:32
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Jogar em casa não foi o suficiente para levar a Holanda para a grande final da Nations League. Nesta quarta-feira, holandeses e croatas disputaram a primeira semifinal da competição europeia e fizeram um grande duleo: com direito a prorrogação, a Croácia venceu por 4 a 2 e está na final. 

A segunda semifinal será disputada na quinta-feira entre Espanha e Itália. Quem vencer enfrenta a Croácia no domingo valendo o título da competição. Destaque para Modric, que atuou por 118 minutos e fez o último gol, além de Bruno Petkovic, algoz do Brasil na última Copa, que marcou o terceiro. 

O duelo começou com muita marcação e intensidade por parte de ambas as equipes, com a posse de bola sendo dividida quase que igualmente. Na parte ofensiva, a Holanda tentava ser mais perigosa, mas geralmente terminava suas jogadas pelos lados do campo com cruzamentos que eram facilmente afastados pela zaga da Croácia. 

O tempo foi passando e o cenário não mudava tanto. Aos 23 minutos, Modric até colocou a bola na rede para os croatas, mas o jogo já estava paralisado por uma falta mais dura em Nathan Aké. A partir desse momento, os holandeses passaram a se impor um pouco mais e foram recompensados. 

Com boas participações de seus defensores, as trocas de passes do time holandês começaram a encaixar. Em uma delas, Nathan Aké acertou belo passe rombendo linhas pela esquerda, a jogada seguiu e terminou do lado direito com chute cruzado de Malen para vencer Livakovic e abrir o placar para a Holanda. 1 a 0. 

O segundo tempo teve uma outra pegada em relação à primeira etapa. A Croácia voltou com outra postura, teve mais posse de bola e mais finalizações que os holandeses e ainda se segurou bem na defesa por boa parte dos minutos finais. A primeira chance foi com Kramaric após passe de Modric, mas seu chute cruzado passou à esquerda. 

Pouco depois novamente esses dois jogadores croatas apareceram, dessa vez para conseguir efetivamente o empate para sua seleção. Modric foi muito esperto para roubar bola de Gakpo na área e ainda foi puxado pelo atacante da Holanda. Pênalti marcado e convertido com categoria por Kramatic para deixar tudo igual: 1 a 1. 

O bom momento foi aproveitado pelos croatas, que seguiram com mais presença ofensiva, mesmo finalizando menos. Aos 27, a virada em solo hostil: Ivanusec cruzou pela esquerda e Pasalic, mesmo com muitos marcadores ao seu redor, finalizou de primeira para criar o jogo a favor da Croácia. 

Nos minutos finais, empurrado por seu torcedor, a Holanda conseguiu reverter um pouco o cenário dos números da segunda etapa e levou perigo na busca pelo empate. Gakpo perdeu chance incrível dentro da área em finalização forte, mas mandou para fora. Praticamente no último lance, quando até o goleiro holandês estava dentro da área, Noa Lang aproveitou sobra na marca do pênalti e colocou a bola na rede. 2 a 2 e prorrogação na semifinal. 

Como de costume, a prorrogação começou amarrada. A Croácia colocou o carrasco do Brasil na última Copa do Mundo, Bruno Petkovic, e foi ele quem movimentou esse período do jogo. Aos oito minutos da primeira etapa, girou bem na intermediária adversária e finalizou bonito no canto para fazer um belo gol. Bruno Petkovic fazia 3 a 2 para os croatas. 

O segundo tempo da prorrogação foi bem tenso. A Holanda não conseguiu impor um ritmo forte de pressão, mas teve suas oportunidades. A melhor com Lang, que pegou rebote praticamente na pequena área e chutou no lado de fora da rede. Mas a Croácia foi certeira e matou o jogo aos 116 minutos: em nova penalidade, Modric bateu bem e garantiu a Croácia na final. 

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias