Os doramas são séries asiáticas construídas com enredo voltado, quase sempre, para o romance e drama. Devido à grande popularização da cultura asiática no meio ocidental, sobretudo a sul-coreana, estas produções se tornaram cada vez mais comum e já ocupam os principais serviços de streaming neste lado do planeta. A seguir, confira dez doramas coreanos para maratonar em 2023.
1. Pretendente Surpresa
Esta é uma produção original da Netflix e um dos doramas mais populares entre o público nos últimos tempos. A série trata da vida da jovem Shin Ha-ri (Kim Se-jeong), que finge ser sua melhor amiga em um encontro às cegas e acaba jantando, por caso, com o seu chefe, chamado Kang Tae-moo (Ahn Hyo-seop). O cobiçado solteiro se encanta por ela, mas logo descobre que a mesma estava mentindo sobre sua identidade e propõe um acordo: ela deve fingir ser sua namorada para enganar o avô dele, caso contrário, ela terá de pagar uma multa altíssima por sua mentira.
Dividida por sua vida dupla entre fingir ser a namorada do seu chefe e agir como ela mesma na frente dos amigos e da família, Ha-ri entra em divertidas confusões ao lado do restante dos personagens e contribui para um enredo cheio de comédia e romance.
2. Apesar de Tudo, Amor
A jovem Yu Na-Bi (Han So-hee) passou muito tempo em um relacionamento abusivo com seu ex-namorado narcisista, que a menosprezava como pessoa e como artista, incapaz de se contentar com qualquer coisa que ela fazia. Um belo dia, Na-bi se arruma para ir a uma exposição de arte do rapaz, e acaba descobrindo que uma de suas obras é baseada nela e possui um caráter sexual mais forte do que ela gostaria.
Impactada pela situação, ela deixa o local aos prantos e é abordada por ele, que novamente faz pouco de seus sentimentos. Então, quando ela decide terminar o namoro, após descobrir que ele também a estava traindo, Na-bi resolve se dedicar mais à sua arte e investir em relacionamentos saudáveis. É quando ela conhece o jovem Park Jae-eon (Song Kang) e se encanta, ponderando se deve dar uma nova chance ao amor.
3. Passarela de Sonhos
Passarela de Sonhos possui três principais personagens, embora o enredo foque mais convenientemente na história de Sa Hye-jun (Park Bo-gum): um jovem que há anos tenta emplacar a sua carreira nas passarelas de moda, e agora, no cinema. Contudo, muito tempo já se passou desde a sua primeira experiência como modelo, e apesar de ser conhecido nas redes sociais, mal tem dinheiro para se manter e ainda tem de sofrer diariamente com a pressão de seus familiares.
Agora, Hye-jun precisa decidir se vai desistir de tudo para ingressar no exército e dar uma chance a carreiras mais facilmente lucrativas, ou se deve persistir em seus sonhos. O dorama explora, com um ótimo enredo, as relações familiares desgastadas, o assédio moral e sexual nos campos de trabalho, a dificuldade da vida adulta, e muito mais.
4. Goblin
Goblin foi um dos programas mais consumidos na Coreia do Sul e se tornou um dorama obrigatório para quem quer iniciar a rotina de assistir séries asiáticas. A história começa quando o general Kim Shin (Gong Yoo) retorna para casa após passar três anos fora em combate. Contudo, ele é imediatamente acusado de traição e condenado à morte por sua história na Guerra.
Antes de ser executado, ele é salvo por Deus, que o sentencia a se transformar em um Goblin: um espécime sobrenatural que não pode morrer e deve passar o resto da eternidade ajudando as outras pessoas. O único jeito de quebrar essa sentença é encontrando uma noiva, a fim de que ela o liberte e ele possa descansar em paz.
5. Uma Advogada Extraordinária
Este é mais exemplo de uma obra original da Netflix. Woo Young-woo (Park Eun-bin) sempre se sentiu diferente das outras crianças e descobriu muito cedo o seu potencial para aprender as leis do Código Penal de seu país. Ainda assim, nem mesmo o diagnóstico de Autismo a impediu de se tornar uma das melhores estudantes de sua escola e, posteriormente, uma das melhores graduandas de Direito de sua universidade.
Já formada e recém-contratada, ela precisa provar aos seus colegas de escritório e ao seu chefe que ela é capaz de seguir na carreira jurídica de forma bem sucedida, mesmo que todos os seus colegas e clientes pensem o contrário.
6. Alquimia das Almas
Em Alquimia das Almas, disponível da Netflix, a personagem Nak Su (Go Yoon Jung) presencia o assassinato de seu pai e transfere a alma de seu corpo para o de outra pessoa a fim de sobreviver. Já no corpo novo, ela precisa trabalhar para uma família nobre enquanto bola um novo plano para reencontrar a sua antiga espada, recuperar os seus poderes e vingar o assassinato de seu pai.
7. It’s Okay Not To Be Okay
Este é mais um dos sucessos estrondosos da Netflix. O drama é cercado por comédia e romance, e explora as dificuldades que duas pessoas tem de se relacionar quando ambas possuem uma realidade difícil de lidar. Ko Moon-young (Seo Ye-ji) é uma escritora infantil rica e super conhecida no mundo literário, mas as suas histórias abordam os traumas que ela sofreu na infância, o que nos ajuda a entender como a mulher cresceu e se tornou tão fria.
Já Moon Gang-tae (Kim Soo-hyun) possui uma vida extremamente agitada: detém um trabalho no hospital e ainda precisa cuidar de seu irmão que requer cuidados especiais. Devido à instabilidade de sua rotina e por sempre estar mudando de emprego, ele nunca conseguiu ter relacionamentos duradouros. Mas tudo muda quando ele conhece Moon-young e percebe que ela é a autora dos livros que seu irmão gosta. Com uma personalidade obstinada e irritante, a moça passa a ocupar um lugar especial no coração do rapaz, e então ambos precisam descobrir como fazer esse relacionamento funcionar quando são tão diferentes um do outro.
8. Love Alarm
O K-drama Love Alarm traz uma reflexão atual sobre o impacto da tecnologia nas relações afetivas. Basicamente, há um aplicativo de celular que analisa todas as pessoas ao seu redor em um raio de dez metros e te informa se alguma delas o ama. O problema é que quando alguns usuários descobrem que não são amados por quem desejam, diversas situações são desenvolvidas a partir daí, e nem todas elas são boas.
No núcleo principal de personagens, somos apresentados a jovem Kim Jo-jo (Kim So-hyun), ao herdeiro milionário Hwang Sun-oh (Song Kang) e seu melhor amigo Lee Hye-yeong (Jung Ga-ram). Ambos os meninos são apaixonados por Jo-jo e detêm diferentes interações com a menina, que passa a se sentir atraída por ambos. Se antes o Love Alarm de Jo-jo tocava apenas por um dos rapazes, agora passa a tocar pelos dois. Quem ela vai escolher?
9. Boys Over Flowers
O título é baseado em um mangá japonês e já recebeu diversas adaptações ao longo dos anos. A versão que falaremos aqui foi lançada em 2009 e é um dos dramas coreanos de maior sucesso, com ótimas classificações por toda a Ásia.
A obra acompanha a história de Geum Jan-di (Koo Hye-sun), uma garota pobre que ganhou uma bolsa de estudos em uma escola super cara e prestigiada após impedir um suicídio nesta mesma instituição. Contudo, ela logo se sente deslocada ao se deparar com tantos estudantes milionários, arrogantes, e ambiciosos, como é o caso de Goo Joon Pyo (Lee Min-ho): um bad boy e líder do grupo F4. Após odiá-lo de início, eles se envolvem em uma confusão e ela bate nele para descontar a raiva, o que acaba chamando sua atenção.
10. You’re Beautiful
Go Mi-nyu (Park Shin-hye) viveu a maior parte de sua vida em um orfanato e após atingir idade suficiente, decide se tornar uma freira na mesma instituição. O comportamento da garota, no entanto, chama atenção pelos motivos errados: ela é estabanada e arruma confusão por onde anda, o que acarreta uma série de problemas para as suas superioras.
Ela também tem um irmão gêmeo idêntico, que apesar de compartilhar os traços do rosto, é um rapaz confiante, carismático, e músico. Um dia, o empresário de seu irmão decide visita-la e pedir um favor super importante: ele precisa que a garota se passe pelo seu irmão para assinar um contrato na Coreia, pois o garoto está no outro lado do país para uma cirurgia. Nisso, ela precisa provar para todos os outros que é quem diz ser e conquistar o seu lugar em um novo grupo musical no país enquanto finge ser o seu irmão.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários