Recentemente, usuários de milhares de comunidades no Reddit iniciaram um protesto contra a plataforma: o motivo? Os novos preços dos APIs da rede. Com isso, esses grupos, chamados de subreddits, estão “privados”, tornando seu conteúdo inacessível para usuários não inscritos. Tá, e como isso afeta o Google?
O uso do Reddit não é muito popular no Brasil, mas, para quem não sabe, a rede aloca notícias e debates de diversos assuntos em vários países, sendo a quarta página mais acessada nos EUA e a sexta no ranking do mundo. Ele é muito utilizado para encontrar informações úteis e fáceis de entender a partir do compartilhamento coletivo de conhecimento, vindo das comunidades e seus fóruns.
O Google entra nessa história por ser capaz de filtrar esses temas na plataforma. Como as comunidades são públicas, basta adicionar “reddit” junto a sua dúvida no campo de busca do site da big tech para ter listas de opções com debates e explicações no Reddit — a forma de pesquisa já é padrão em diversos lugares, segundo o The Verge.
Com a atual greve, quando alguém realiza buscas no Reddit pelo Google o link que ele oferece leva a uma mensagem dizendo que o subreddit é privado. O “bloqueio” prejudica tanto os acessos do Reddit quanto os resultados do Google — os links da rede geralmente aparecem no topo do buscador da Alphabet. Além de frustrar, obviamente, usuários, que precisam encontrar outra forma de obter as informações que procura.
É claro que qualquer informação ou dúvida que se precise o Google consegue suprir, sem a necessidade da orientação adicional do “reddit”. Mas, segundo Jay Peters, repórter do The Verge que se sentiu prejudicado, o Reddit tem elementos de conversação e comunidade que tornam a pesquisa muito mais completa e humana (e não no sentido de IA). Além de filtrar artigos sem anúncios ou spam e ofertar recomendações, pontos de vista e dicas, já que há interação de outros usuários.
Em suma, usar o Google para pesquisar no Reddit pode trazer uma riqueza de informações mais simples e compactas. A greve, que resultou nos apagões das comunidades, foi iniciada com a promessa de duração de ao menos 48 horas — segundo o CEO da plataforma, Steve Huffman, a rede deve voltar a operar normalmente nesta quarta-feira (14). Saiba mais aqui!
Segundo um levantamento divulgado no Reddit, no entanto, cerca de 7,2 mil subreddits seguem bloqueados.
Fonte: Olhar Digital
Comentários